Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quer reduzir a vontade de doces? Esse alimento pode ser a solução

Segundo o especialista, o ingrediente atua sobre o sistema nervoso, influenciando as células intestinais e ajudando a controlar o desejo por açúcar, que costuma surgir logo após as refeições

5 fev 2026 - 09h10
Compartilhar
Exibir comentários

Após o almoço e até o café da tarde, é comum sentir uma vontade repentina de comer doces. Isso acontece, de acordo com nutricionistas, devido ao aumento da glicose e à redução dos níveis de serotonina, hormônio associado ao prazer, durante a digestão. O processo, contudo, pode ser controlado com a inclusão de um alimento acessível ao prato: a sardinha.

Segundo o especialista, o ingrediente atua sobre o sistema nervoso, influenciando as células intestinais e controlando a vontade de doces
Segundo o especialista, o ingrediente atua sobre o sistema nervoso, influenciando as células intestinais e controlando a vontade de doces
Foto: Canva Equipes/Anastasia Collection / Bons Fluidos

Dieta para controlar a vontade de doces

Em entrevista ao 'La Nación', o médico Facundo Pereyra explicou que o ingrediente possui essa capacidade por ser rico em ômega 3. A substância, importante principalmente para o sistema imunológico, atua sobre os neurônios, influenciando o funcionamento das células intestinais que pedem açúcar.

De acordo com o especialista, esse componente, que não é produzido naturalmente pelo corpo, está presente no processo de transmissão de sinais cerebrais, pois auxilia na formação das membranas neuronais. Dessa forma, o ômega 3 tem participação na maneira como a mente responde emocionalmente. Estudos apontam, inclusive, que ele estimula a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, substâncias associadas ao bem-estar.

Por isso, o nutriente não apenas auxilia na redução do desejo por doces, como também contribui para a melhora da saúde mental, ajudando no combate a transtornos. Pereyra revela ainda que o controle do consumo de açúcar é possível em decorrência da quantidade de proteínas que a sardinha apresenta, responsáveis por garantir saciedade. Ademais, a riqueza em nutrientes torna o alimento potencialmente benéfico, principalmente quando comparado a chocolates ou bolos.

Nutróloga cita benefícios do ômega 3

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar do ômega 3. Esse tipo de gordura faz sucesso e muitas pessoas usam para suplementar a alimentação. Mas, às vezes, muitos não sabem como ele funciona, quais os benefícios e em quais situações deve ser consumido. Confira, abaixo, dicas da nutróloga Dra. Marcella Garcez. A especialista explica o que é o ômega 3, como essa gordura atua no organismo e como devemos escolher o melhor para comprar. Confira a matéria completa. 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade