Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como funciona a psicanálise? Entenda melhor o processo terapêutico

A psicanálise é muito importante para entender o nosso lado inconsciente e com isso entender melhor as emoções, afirma o psicanalista e mestrando em neurociências, Adriel Silva

9 fev 2026 - 23h05
Compartilhar
Exibir comentários

A psicanálise é uma abordagem terapêutica que busca compreender o comportamento humano a partir do inconsciente. Diferentemente de métodos focados apenas nos sintomas, o processo psicanalítico se aprofunda nas origens emocionais dos conflitos, ajudando o paciente a reconhecer padrões, desejos e experiências que influenciam sua forma de pensar, sentir e agir.

A psicanálise é uma abordagem terapêutica que investiga o inconsciente para compreender emoções, padrões e conflitos internos; entenda
A psicanálise é uma abordagem terapêutica que investiga o inconsciente para compreender emoções, padrões e conflitos internos; entenda
Foto: Reprodução: Vitaly Gariev/Pexels / Bons Fluidos

De acordo com o psicanalista mestrando em neurociências Adriel Silva, o trabalho acontece por meio da escuta qualificada e da fala livre do paciente. "A psicanálise cria um espaço seguro para que a pessoa possa expressar pensamentos e sentimentos sem censura. A partir disso, é possível acessar conteúdos inconscientes que moldam as emoções e os comportamentos", explica.

O papel do inconsciente no processo terapêutico

Grande parte das nossas decisões e reações não são totalmente conscientes. Experiências da infância, relações afetivas e vivências marcantes ficam registradas no inconsciente e se manifestam de forma simbólica, muitas vezes por meio de sintomas emocionais, angústias ou conflitos repetitivos.

"Na psicanálise, esses conteúdos são trabalhados ao longo do tempo, respeitando o ritmo do paciente. O objetivo não é dar respostas prontas, mas ajudar o indivíduo a construir seus próprios entendimentos sobre si mesmo", ressalta o especialista.

Como são as sessões de psicanálise

As sessões geralmente ocorrem uma ou mais vezes por semana e têm duração média de 50 minutos. O paciente é convidado a falar livremente sobre o que vier à mente, enquanto o psicanalista observa, escuta e intervém de forma pontual, ajudando a estabelecer conexões entre falas, emoções e vivências. "Esse processo favorece o autoconhecimento e a elaboração de conflitos internos, permitindo mudanças mais profundas e duradouras", conta Adriel.

Para quem indica-se a psicanálise?

A psicanálise pode beneficiar pessoas que enfrentam ansiedade, depressão, dificuldades nos relacionamentos, conflitos emocionais recorrentes ou que buscam se conhecer melhor. "É um caminho indicado para quem deseja compreender suas emoções de forma mais profunda e consistente", afirma o especialista.

Para Adriel Silva, a psicanálise não é um tratamento rápido, mas um processo de construção contínua que apesar de trazer benefícios rápidos, traz melhores efeitos no longo prazo. "Ao entender o que está no inconsciente, o paciente amplia sua consciência emocional e ganha mais liberdade para lidar com seus sentimentos. Mais do que aliviar sintomas, a psicanálise propõe uma transformação no modo de se relacionar consigo mesmo e com o mundo", conclui.

Sobre o especialista

Adriel Silva é psicanalista, escritor, pesquisador e palestrante, com formação em Física pela Unisinos e MBAs em Gestão de Projetos e Pessoas. Atualmente, cursa Psicologia na Uniftec e um mestrado em Neuropsicologia pela Universidad Europea del Atlántico. É Gestor e Assessor de Pesquisas e Projetos Científicos do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito, atuando em projetos como Gifted Debate, Neurogenomic, RG-TEA, entre outros. 

*Fonte: MF Press Global

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade