Suco de limão com cúrcuma: saiba os benefícios da bebida e quando consumir
Nutricionista aponta que, devido ao valor nutricional e às propriedades antioxidantes, a combinação favorece a imunidade, a saúde intestinal e a pele
Para quem sofre com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, o suco de limão com cúrcuma é uma boa opção de bebida entre as refeições, pois ajuda a aliviar os sintomas da condição. A combinação, de acordo com especialistas, também é recomendada para quem precisa fortalecer o sistema imunológico e deseja preservar a saúde da pele.
Benefícios do suco de limão com cúrcuma
Em seu canal no YouTube, a nutricionista Patrícia Leite explicou que, devido aos compostos bioativos do ácido cítrico, a bebida atua no sistema digestório ao estimular a produção de bile, substância responsável por quebrar as moléculas de gordura. Dessa forma, o consumo de limão com cúrcuma favorece a microbiota intestinal, promove a eliminação de gases e ameniza sintomas como inchaço e constipação, associados à síndrome do intestino irritável.
A riqueza nutricional da combinação, principalmente a presença de vitamina C, também garante propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que beneficiam as defesas do organismo e o cérebro. Isso porque, conforme aponta, os ingredientes ajudam a combater inflamações, permitindo que o sistema imunológico atue de forma mais eficiente contra bactérias e vírus. Já na região, contribuem para a preservação das funções neurológicas, auxiliando na prevenção de doenças e do declínio cognitivo.
A profissional também destaca a proteção da pele contra os radicais livres, o que impede o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas. Além disso, a bebida contribui para a firmeza do tecido ao estimular a produção de colágeno. "Quanto mais antioxidantes e alimentos anti-inflamatórios consumimos, melhor tende a ser a saúde da nossa pele", afirmou.
Efeitos além da bebida e quando consumir
Patrícia Leite recomenda ingerir a mistura entre as refeições. No entanto, aconselha acrescentar ingredientes como chia ou linhaça para melhorar a absorção da curcumina. Ela também indica utilizar o limão e a cúrcuma em vitaminas ou até mesmo no preparo de pratos do dia a dia.
"Se você for temperar legumes, frango ou peixe, ou ainda usar o limão e a cúrcuma no preparo de arroz, peixes ou vegetais, vale acrescentar pimenta-do-reino. Isso melhora ainda mais a biodisponibilidade e potencializa os benefícios", concluiu.