PUBLICIDADE

Cinco plantas que combatem a gripe

Compartilhar

Para combater os chamados microorganismos patogênicos - não apenas vírus, mas bactérias, parasitas etc. -, a regra de ouro é "boa alimentação". Claro que, com o corre-corre da vida cotidiana, fica mais fácil se alimentar com a chamada junk food. Mas o ideal é dar uma maneirada nestes tempos bicudos de Influenza A (responsável pela tal da gripe suína, que está chegando cada vez mais perto de nós).

Algumas substâncias, como o ginseng, são excelentes auxiliares contra todo tipo de gripe
Algumas substâncias, como o ginseng, são excelentes auxiliares contra todo tipo de gripe
Foto: Reprodução

Dê preferência sempre aos alimentos frescos, da estação e, se possível, de origem biológica, principalmente frutas e verduras.

» Leia também: resfriado ou gripe?

» Leia também: 30 perguntas sobre a gripe suína

» Leia também: vacine-se contra a gripe

Uma importante decisão a tomar, para se manter fora dos grupos de risco de qualquer gripe, é diminuir a quantidade de agrotóxicos que entram no organismo - ou seja, reduzir a interferência de ordem alimentar no sistema imunológico. Outra sugestão é incrementar a absorção de vitaminas e minerais indispensáveis à correta ativação das nossas defesas.

A única droga que combate a gripe suína com eficiência comprovada é o fosfato de oseltamivir (substância ativa do Tamiflu, remédio que necessita de prescrição médica para ser consumido). Por isso, para se prevenir dos sintomas da Influenza A, é bom garantir a boa saúde física independentemente do cenário que o cerca.

A seguir, uma seleção de cinco plantas que ajudam, e muito, na absorção de substâncias fundamentais para a manutenção das defesas naturais do organismo. Vale lembrar que elas são auxiliares no tratamento de gripes - e devem ser usadas em combinação com os remédios prescritos pelo seu médico.

Equinácea

Essa planta herbácea ativa o sistema imunológico contra as infecções, sejam bacterianas ou virais. Trata-se de um antibiótico natural delicado que funciona melhor se consumido quando surgirem os primeiros sintomas.

Alho

É excelente remédio para todos os tipos de infecções, principalmente as do aparelho respiratório. O alho também combate a proliferação de bactérias e vírus. Eficaz contra o resfriado, a gripe, as infecções de ouvido, o alho ajuda também a reduzir o muco. Pode ser consumido junto com antibióticos, para dar suporte às suas ações, e é especialmente indicado em caso de tosse persistente e bronquite. Além disso, contém vitaminas A, C e E, que reforçam o sistema imunológico.

Ginseng

A célebre raiz oriental aumenta a capacidade física e mental e a resistência ao estresse e às doenças. O ginseng reequilibra o organismo de acordo com as necessidades individuais e aumenta as defesas imunológicas, a energia e o vigor.

Hissopo

Tem efeito benéfico no tratamento de infecções respiratórias. Usado em forma de chá, é um forte expectorante, que alivia os sintomas da congestão e da tosse, já que fluidifica as secreções brônquio-pulmonares. Pode também ajudar a reduzir a febre. Cuidado, porém, com o óleo essencial de hissopo, que, em excesso, pode causar convulsões.

Alcaçuz

A raiz do alcaçuz dá suporte ao sistema imunológico e inibe diversos vírus. Além disso, reduz as irritações da garganta e a congestão pulmonar. É usada também para combater a tosse e os problemas dos brônquios. Para completar, protege o estômago - ou seja, é também um remédio útil contra as inflamações gástricas. O alcaçuz é uma das ervas mais receitadas na Europa para o tratamento de gripes e resfriados.

Fonte: Luca Avoledo, Doutor em Ciências Naturais, naturopata, iridólogo e especialista em ecologia do corpo, nutrição e saúde natural

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade