PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cinco benefícios da jardinagem para a saúde mental

Entrar em contato com a terra faz tão bem que até a Rainha Elizabeth II era adepta da atividade. Leia a matéria para conhecer quais os benefícios da jardinagem

29 abr 2024 - 19h42
(atualizado em 30/4/2024 às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça os 5 benefícios da jardinagem
Conheça os 5 benefícios da jardinagem
Foto: Reprodução / Freepik / Bons Fluidos

Fazendo parte dos 80% de britânicos que adoram jardinagem, a Rainha Elizabeth II era uma delas. A monarca gostava tanto de passar o tempo cuidando da natureza, que chegou a criar uma iniciativa para cultivar árvores no Reino Unido, que, hoje em dia, conta mais de 3 milhões de árvores plantadas. E não à toa, pois estudos apontam que o hobby faz bem para a saúde mental. Sendo assim, reunimos cinco curiosidades surpreendentes que relatam os benefícios da jardinagem.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Queen's Green Canopy (@queensgreencanopy)

Reconecta às raízes

Segundo a Sociedade Real de Horticultura, aquelas que realizam o passatempo entram em mais contato com a natureza e adquirem um sentimento de pertencimento. Além disso, reforça o valor de cultivar a própria comida e também fortalece a conexão com os outros ao redor.

Benefícios da jardinagem para a imunidade

Só por estar exposto à luz natural, já cria resistência às doenças crônicas. Ademais, a sujeira que fica nas unhas pode aumentar a imunidade. A bactéria Mycobacterium vaccae, encontrada no solo, alivia sintomas de alergias, asma e psoríase. Pelo menos, é o que diz o artigo 'Deficiência de vitamina D e atividades de lazer em idosos: todos os passatempos são iguais?'.

Comendo mais saudável

O que antes era um rumor, com o estudo publicado na The Lancet Planetary Health, se comprovou: a jardinagem faz as pessoas escolherem alimentos mais saudáveis. Os participantes aumentaram seu consumo de fibra, além de melhorar a frequência da atividade física com as idas à horta.

Queima de calorias

Por exigir muito esforço físico, a jardinagem acaba sendo uma forma de fisioterapia, de acordo com a revista SAGA. Apenas meia hora de atividades no jardim pode queimar muitas gorduras: cavar e escavar podem resultar em menos 250 calorias do seu corpo, cortar a grama acaba com 195 kcal, quanto à remoção de ervas daninhas queima 105 kcal. Além de tudo, ajuda a dormir melhor por causa do empenho.

Habilidades desenvolvidas

No caso de pessoas mais velhas ou com problema de visão, o passatempo ajuda a desenvolver algumas habilidades, como um artigo publicado no site da Universidade de Viçosa afirma. Costumam usar ferramentas coloridas e mais leves, sementes maiores e aprendem a identificar as plantas pelo cheiro, textura e forma.

Gostou de conhecer os benefícios da jardinagem? Então continue nos acompanhando para ficar por dentro das descobertas.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade