PUBLICIDADE

Por que as mulheres comem tanto chocolate? Pesquisa explica

Se você é mulher, adora comer uma besteira em momentos que se sente vulnerável e nunca entendeu o porquê, chegou a hora de saber; confira a matéria

16 mai 2024 - 15h51
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Qual mulher nunca se pegou devorando uma barra de chocolate em algum momento da vida que a deixou instável? Você sabia que há uma explicação científica para por que as mulheres comem tanto chocolate? A Universidade da Califórnia (UCLA) descobriu que aquela vontade gigantesca de atacar alimentos calóricos está ligada à solidão. Leia mais para descobrir:

Entenda por que as mulheres usam o chocolate para espantar a solidão
Entenda por que as mulheres usam o chocolate para espantar a solidão
Foto: Getty Images / burakkarademir / Bons Fluidos

O estudo

O estudo foi feito durante a pandemia de Covid-19, época em que muitos encontravam-se solitários. Os estudiosos recrutaram 93 mulheres, de em média 25 anos, e as submeteram a uma ressonância magnética funcional enquanto visualizavam alguns alimentos. O resultado mostrou que aqueles ricos em açúcar e gordura despertavam mais o interesse delas.

Além disso, os pesquisadores notaram que as mulheres que relataram maior isolamento social foram as com maior peso, que seguiam dietas de baixa qualidade e possuíam alimentação descontrolada e baseada em recompensas, assim como tinham problemas de saúde mental, tal qual depressão e ansiedade.

A explicação

Para a psicóloga Juliana Santos Lemos, os resultados fazem total sentido, pois afirma que a mulher costuma usar a comida para suprir a falta de companhia e como uma fonte de prazer: "Ao comer um doce, por exemplo, há uma diminuição dos sintomas estressores, cujo efeito acaba sendo registrado pelo cérebro. Ou seja, quando a mulher estiver ansiosa, automaticamente, haverá uma associação aos doces, como uma espécie de fuga e alívio do estado emocional, fazendo com que ela fique condicionada ao alimento nos momentos de tensão".

Há tratamento?

Normalmente, este comportamento leva ao aumento de peso, e, assim, muitas vezes, à insatisfação da mulher para com o seu corpo. Mas como cuidar? De acordo com a especialista, a Terapia Cognitivo-Comportamental é a melhor indicação para este instante "Com esta abordagem, é possível entender os aspectos que antecedem a ingestão alimentar e que definem o conjunto de cognições que constroem o processo da alimentação, além de gerenciar outros fatores que impactam a saúde física e mental", explica.

10 alimentos que ajudam a aumentar a sensação de prazer e bem-estar 10 alimentos que ajudam a aumentar a sensação de prazer e bem-estar

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade