Cães ou gatos? Estudo sugere qual animal é melhor para aliviar o estresse em humanos
Apesar de ambos terem efeitos positivos para o bem-estar humano, um mostrou ser o preferido entre pessoas muito emotivas
Os animais de estimação são ótimos companheiros dos humanos e altamente capazes de melhorar o nosso bem-estar. Quem tem um pet em casa sabe bem disso - e estudos já mostraram que, de fato, os bichinhos têm esse poder.
Porém, uma pesquisa sugere qual animal, cão ou gato, oferece o melhor apoio emocional para os humanos, principalmente entre aqueles que são bastante emotivos. As informações são do Medical News Today.
O estudo, publicado no jornal multidisciplinar Anthrozöös, entrevistou 1.438 alunos e funcionários de 19 instituições de ensino dos Estados Unidos que ofereciam eventos para os estudantes interagirem com animais, como forma de oferecer alívio emocional a eles.
Saiba mais: Cachorros detectam "cheiro do estresse" com 93% de precisão
Entre os resultados, os pesquisadores descobriram que os alunos que exibem o traço de emotividade chamado Big Five (os "grande cinco", que inclui extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo) estão especialmente interessados em interagir com gatos.
"A ideia por trás do termo 'emotividade' é que é um indicador da força da resposta emocional das pessoas a um estímulo, como elas reagem e se comportam em resposta a esse estímulo", explica Patrícia Pendry, da Washington State University, coautora do estudo e professora de desenvolvimento humano. "Portanto, pontuar alto no traço de emotividade destaca que você provavelmente reagirá de forma intensa a um sentimento ou experiência", completa.
Efeito calmante
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?