0

Homens devem usar condicionador na barba 2 vezes por semana

Dermatologista ensina que os barbudos devem higienizar, hidratar e escovar os pelos da rosto

14 ago 2014
08h15
  • separator
  • 0
  • comentários

Se você olhar para o lado, certamente encontrará um homem com a barba por fazer ou cheia. Não adianta, porém, exibir o look de qualquer maneira. Então, se a ideia é deixar os pelos do rosto crescerem, alguns cuidados são essenciais, avisa a dermatologista Érica Monteiro, da Clínica Sthetica, em São Paulo, com formação e especialização na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

Além de deixar a barba aparada com auxílio da máquina ou de uma tesoura apropriada, o cuidado com a higiene é essencial. "A barba costuma aumentar a oleosidade da pele, por isso é importante lavar o rosto com um sabonete neutro. O conhecido xampu para crianças é uma alternativa interessante, barata e ainda deixa um cheiro agradável", aconselha a especialista. 

Alexandre Nero vive o barbudo José Alfredo, em 'Império'
Alexandre Nero vive o barbudo José Alfredo, em 'Império'
Foto: João Cotta/ Rede Globo / Divulgação

Destaque em “Império”, pele com barba deve receber cuidados

Depois das refeições, transpirações excessivas e até após escovar os dentes, essa higienização é bem-vinda. Também é recomendável  manter o hábito de escovar as barbas mais cheias, para eliminar os pelos mortos. 

Uso do condicionador
"Em muitos casos, recomenda-se o uso de condicionador na barba, pelo menos duas vezes por semana. Em homens com aquelas mais ralas, um bom hidratante facial é indicado, mas sempre se lembrando de adaptá-lo de acordo com o tipo de pele. Pele oleosa ou mista exigem hidratantes sem óleo em sua composição", responde a dermatologista.

O aumento da oleosidade devido ao pelo ainda pode resultar na indesejada dermatite seborreica, inflamação da pele que causa vermelhidão e descamação. A causa pode ter origem genética ou causada por um agente externo. "Nesses casos, a pele abaixo da barba descama, levando a falhas no pelo e até à formação de caspa.  Senão tratada, o local ainda pode ser acometido por microrganismos, agravando o quadro", alerta. 

Serviço
Clínica Sthetica

Centro especializado em dermatologia e estética
Av. Vereador José Diniz, 3.457, 10º andar – Conj. 1.008, Campo Belo
Tel.: (11) 5090-1244

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade