0

Cinco mitos e verdades sobre uso de cosméticos na pandemia

A quarentena dividiu a relação das pessoas com a pele: houve quem se preocupasse mais, mas também quem se descuidasse

10 ago 2020
13h47
atualizado às 13h49
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A quarentena trouxe novos hábitos para muita gente, mas também remodelou rotinas e prioridades, como o cuidado com a pele. Se agora exageramos no uso do álcool em gel, também precisamos cuidar mais da hidratação das mãos, certo?

Anitta adota skin care na quarentena
Anitta adota skin care na quarentena
Foto: Instagram, Anitta / PurePeople

Quem responde os mitos e verdades sobre o cuidado com a pele nesse período tão específico ao qual estamos submetidos é Juliana Flor, gerente técnica regional do negócio de Cuidados Pessoais da DSM América Latina. Ela é graduada em Química, Mestre em Materiais Luminescentes e Doutoranda em Proteção Solar pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp).

1 - "Se estou em casa, não preciso proteger a minha pele com protetor solar"

Mito - Engana-se quem acredita que o uso de um produto para proteção da pele deve ser feito somente quando estamos expostos à luz do sol. Em tempos de isolamento social, passamos mais tempo em frente às telas de computador, televisão ou mesmo celular, e a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos prejudica a pele. Essa iluminação pode aumentar o risco de desenvolvermos manchas e acelerar o envelhecimento da pele. Por isso, é essencial investir em soluções que protegem a pele dos danos causados pela luz azul e que contenham vitaminas e aminoácidos para nutrir, preservar e hidratar ao mesmo tempo.

2 - Usar cosméticos com vitaminas é fundamental para manter a saúde da pele

Verdade - Sendo a pele o principal sistema de defesa do organismo, temos que sempre mantê-la saudável e nutrida. As vitaminas possuem papel fundamental neste processo pois são capazes de fortalecer a barreira da pele contra agressores externos, como a poluição, o clima ou mesmo os raios UV ou luz azul, proporcionando uma aparência mais saudável. Vale lembrar que um sistema imunológico forte pode ajudar na proteção contra bactérias causadoras de problemas dermatológicos.

3 - É impossível ter pele bronzeada no inverno e em pleno isolamento social?

Mito - Algumas soluções já existentes no mercado prometem bronzear e ajudar a fortalecer as defesas da pele, proporcionando um bronzeamento natural o ano todo, pois interage com a pele de dentro para fora, revelando um tom mais natural e saudável.

4 - Álcool em gel deixa a mão ressacada?
Verdade - O uso frequente e necessário do álcool em gel contribui com a desidratação da pele, causando rachaduras e ressecamentos. Por este motivo, é essencial investir em soluções que proporcionem hidratação instantânea e duradoura, que aumentam a capacidade de retenção de umidade e que reproduzem o processo de hidratação natural da pele para evitar possíveis complicações.

5 - Maquiagem todos os dias ajuda a manter a pele limpa e hidratada

Mito - Algumas pessoas, mesmo no isolamento, mantiveram o hábito de usar maquiagem diariamente. Essa prática pode provocar acnes, aumentar a oleosidade ou mesmo o ressecamento da pele do rosto. Se possível, deixe-a respirar, lave-a duas vezes ao dia - manhã e noite - e aproveite para protegê-la com vitaminas e ativos que tratam a pele. Mas, caso seja imprescindível o uso da maquiagem, lembre-se de lavar bem as áreas que receberam os produtos com soluções adequadas para cada tipo de pele indicados sempre por um dermatologista.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade