Tenho raiz oleosa e ponta seca. Como lidar?

19 mai 2017
08h00
  • separator
  • comentários

Mulheres com cabelo misto precisam ter um duplo cuidado na hora de cuidar das madeixas. É melhor comprar um produto para cabelos oleosos ou para cabelos ressecados? Daremos dicas simples e muito práticas para facilitar o seu dia a dia.

Quem tem cabelo misto precisa de uma atenção extra na hora do banho
Quem tem cabelo misto precisa de uma atenção extra na hora do banho
Foto: style-photographs - iStock

Normalmente, as mulheres com os cabelos ondulados, cacheados e crespos apresentam mais chances de ter a raiz oleosa e as pontas secas. Isso ocorre porque a hidratação natural produzida pelo couro cabeludo se concentra na raiz e não consegue passar para os fios.

Não somente o tipo de cabelo, mas alguns fatores externos como o clima, o excesso de procedimentos químicos e o uso de produtos inadequados na hora do banho também acabam contribuindo para este tipo de cabelo.

Ao contrário do que se acredita, lavar as madeixas mais de uma vez ao dia para tirar o excesso de oleosidade da raiz não é benéfico. Esse processo acaba, na verdade, estimulando a região a produzir mais óleo.

Outro erro cometido por muitas mulheres é o de passar um período longo no banho para que a água tire o óleo em excesso do cabelo. No entanto, o que tira mesmo a oleosidade são os shampoos e não, a água.

Os produtos usados na hora do banho são, de fato, muito importantes. Como o seu cabelo tem diferentes características ao longo do fio, cada parte dele precisa de cuidados especiais.

Na raiz, use um shampoo específico para controlar a oleosidade excessiva e proteger o couro cabeludo. Nas pontas, aposte em condicionadores e produtos hidratantes para evitar o ressecamento.

Não exagere em nenhum dos produtos e enxague bem nas lavagens. Deixar resíduos pode acabar prejudicando a saúde do seu couro com irritações e caspa, por exemplo.

Uma hidratação nos cabelos mistos é necessária, mas precisa ser feita com atenção. Como a raiz é mais oleosa, os cremes de tratamento devem ser aplicados somente no comprimento e nas pontas. Fuja da região do couro cabeludo e repita o procedimento uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Se puder, procure um profissional para orientá-la com a melhor técnica. A hidratação caseira é outra ótima opção para quem não tem muito tempo no dia a dia. A única recomendação é prestar atenção no melhor produto para o seu cabelo. Testar antes e ver como o seu cabelo reage é fundamental para um bom resultado.

TC

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade