Dá para evitar a queda de cabelo?

1 jun 2017
08h00

A queda de cabelo tem inúmeras causas, que vão desde questões genéticas até a escolha errada dos produtos, consumo de álcool e tabaco. Se o motivo do problema for externo, é possível adotar hábitos para que o seu cabelo fique sempre forte e saudável. Aqui vão alguns deles:

É possível reverter a queda de cabelo sim
É possível reverter a queda de cabelo sim
Foto: Antonistock - iStock

Aposte em bons produtos

As suas madeixas precisam de shampoos e condicionadores que tratem o seu tipo específico de fio. Cabelos secos, oleosos ou mistos precisam de cuidados que devem variar de acordo com o tipo de estrutura de cada um.

Cuide do couro cabeludo

A queda de cabelo pode ser causada por problemas relacionados ao couro cabeludo. Por isso, oleosidade excessiva nas madeixas, coceira ou descamação podem ser sinais de algum desequilíbrio. Nestes casos, procure incluir na sua rotina um shampoo que cuide dessa região, uma vez que pele saudável resulta em fios mais fortes e menos propensos à queda.

Não exagere com a química

Pintar o cabelo, descolori-lo ou fazer progressiva, por exemplo, deve ser feito com parcimônia. Realizar mais de um procedimento no mesmo dia danifica os fios e acaba enfraquecendo-os. Uma dica é fazê-lo com o couro cabeludo sujo, pois o sebo produzido pelo nosso corpo atua como protetor.

Adote uma alimentação saudável

Madeixas saudáveis precisam, antes de tudo, de hábitos alimentares que favoreçam o crescimento e fortalecimento dos fios. Evite alimentos gordurosos e complemente a rotina com exercícios físicos.

(Tente) não ceder ao estresse

O estresse altera nossas células e, consequentemente, todo o nosso corpo. Os fios ficam mais fracos e mais quebradiços, quando não estamos relaxados. Por isso, o ideal é tentar não se render à correria do dia a dia. Relaxe sempre que puder!

Passe longe do tabaco!

O aumento de radicais livres produzido pelo consumo de álcool e tabaco leva à inflamação da pele do couro cabeludo, causando a queda dos fios. Procure ficar longe de hábitos que prejudiquem não só as madeixas, mas a saúde em geral.

TC

compartilhe

publicidade
publicidade