Terapia com azeite de oliva devolve o brilho natural da pele
Sempre presente nas mesas para dar um gostinho saboroso às refeições, o azeite de oliva vem sendo incorporado a tratamento estético para devolver a viçosidade cutânea. Cobiçada pelas famosas, como a atriz Luana Piovani, a técnica batizada de olivoterapia ainda promete deixar a pele livre de impurezas causadas por fatores externos e prevenir o envelhecimento precoce.
Todos esses benefícios são possíveis graças à vitamina E do óleo extraído da oliveira, que age contra a deterioração das células. O produto vegetal ainda desintoxica, drena e hidrata intensamente. “O tratamento, recomendado principalmente para peles secas, consegue evitar a perda de água do organismo, pois forma um filme protetor e garante a remoção das células mortas”, explica Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, do Rio de Janeiro.
No método minucioso, o paciente é submetido a um banho de bucha, responsável por remover as impurezas do corpo. Em seguida, uma esfoliação com azeite e açúcar é feita para retirar as células mortas, deixando a cútis com aspecto aveludado.
Para finalizar, um creme feito com microesferas hidratantes é aplicado por meio de massagem e movimentos circulares no corpo (exceto na face, por ser uma região mais sensível do que as outras áreas corporais), com função de melhorar a circulação sanguínea. Quando repetida quinzenalmente, a olivoterapia é capaz de proporcionar, de forma natural, uma derme lisinha e macia.
O melhor de tudo é que resultados positivos podem ser notados logo após a realização da primeira sessão. Contudo, cútis oleosas devem ficar longe desse método, pois tendem a desenvolver, e até mesmo piorar, a formação da acne.
Alimentação
Quem quiser potencializar a ação da técnica à base de azeite também pode consumi-lo. “Essa alternativa ajuda no rejuvenescimento da pele, devolvendo assim sua elasticidade e brilho natural”, completa a especialista. Isso porque quando associado a uma dieta saudável e balanceada, o elemento natural diminui a irritação e combate a aspereza.
Para que o azeite não provoque reações adversas no saúde do organismo e também não haja um efeito rebote na qualidade da pele, o ideal é consumir até duas colheres (de sopa) do óleo, diariamente.