Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sete truques ajudam a driblar problemas da pele masculina

19 nov 2012 - 08h06
(atualizado às 08h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Diferentes das mulheres até mesmo quando o assunto é pele, homens das mais variadas idades, apesar da falta de costume e, muitas vezes, de paciência para tratar a cútis, precisam investir desde cedo numa rotina intensa de cuidados com o rosto para driblar alguns probleminhas que costumam comprometer a beleza masculina.

Apesar da falta de costume de tratar a pele, homens das mais variadas idades precisam investir desde cedo numa rotina intensa de cuidados para manter a cútis bonita e saudável ao longo dos anos
Apesar da falta de costume de tratar a pele, homens das mais variadas idades precisam investir desde cedo numa rotina intensa de cuidados para manter a cútis bonita e saudável ao longo dos anos
Foto: Shutterstock

Com hormônios distintos, os homens apresentam uma pele mais resistente, espessa e oleosa do que a feminina, característica que fica ainda mais evidente na região onde se concentram os pelos grossos e escuros da barba, lubrificados pelas glândulas sebáceas que provocam, entre outras coisas, a dilatação dos poros e a formação de acnes na cútis.

Acompanhe, a seguir, dicas de prevenção e tratamento de sete problemas mais comuns da pele masculina.

Oleosidade excessiva e poros dilatados

Para controlar a oleosidade e prevenir a dilatação dos poros, é essencial manter a pele sempre limpa. Por isso, o ideal é apostar na higiene do rosto com sabonete neutro, com ácido salicílico ou enxofre em sua composição. “Eles são fundamentais para a pele masculina porque removem a oleosidade e ainda têm ação anti-inflamatória. Por isso, devem ser usados de manhã e à noite”, recomenda Daniel Coimbra, dermatologista da Clínica Les Peaux, do Rio de Janeiro, e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).  

Acne

Consequência número um da oleosidade excessiva, a acne, se for de grau leve, pode ser tratada com esfoliação, cremes, pomadas e sabonetes antissépticos. Mas, para os casos mais graves, uma alternativa são os tratamentos com antibióticos num primeiro momento, além de procedimentos estéticos posteriores, como o peeling com ácido retinoico, responsável por acelerar o processo de renovação da pele e reduzir o aparecimento da acne, e o de diamante, ideal para evitar a formação das incômodas cicatrizes. “Ele elimina a camada mais externa da pele e ainda oferece uma menor descamação”, indica Fernanda Tassara, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Brasileira (SBCD).

Manchas de sol

O filtro solar deve ser usado diariamente pelos homes não só para prevenir as manchas causadas pela exposição indevida ao sol, mas também para manter a pele cada vez mais distante da oleosidade. “Isso porque o contato direto do raio ultravioleta provoca o suor e ainda altera a produção de sebo da pele, dando um aspecto maior de oleosidade ao rosto”, destaca Daniel.

No entanto, como muitos homens se queixam da dificuldade de conseguir um protetor adequado devido à oleosidade excessiva, a dica é optar sempre por aqueles com toque seco (gel, gel-creme ou fluido) e ricos em minerais que conferem um efeito matificante e não deixam a pele brilhante e oleosa.

 

Pele desidratada

A hidratação da cútis também é fundamental para mantê-la sempre jovem e macia. Por isso, vale a pena optar por cremes com propriedades matificantes e aplicá-los no rosto uma vez ao dia, antes do protetor solar.  “Muitas vezes o filtro solar já faz a função hidratante, mas hidratar a pele é fundamental, pois a oleosidade se refere à quantidade de ácido graxo presente na cútis, e a hidratação, à quantidade de água. Por isso, não podemos ter a ideia de que uma pele oleosa seja hidratada”, ressalta Daniel. Mas quem sofre com a oleosidade deve usar apenas o filtro solar para obter a ação hidratante.

Foliculite

Problema mais do que comum no dia a dia masculino, decorrente do contato direto da lâmina ou do barbeador com a cútis, a foliculite deve ser combatida antes, durante e depois do barbear com produtos feitos à base de loções hidratantes, substâncias calmantes e ativos antissépticos que aliviam a sensação de ardor, reduzem pequenos sangramentos e previnem a indesejável inflamação dos folículos pilosos.

Pelos encravados

Comum, os pelos encravados comprometem o ritual de depilação masculina. Para evitá-los, o ideal é esfoliar a cútis e, em seguida, passar um creme hidratante específico para cada tipo de pele até uma hora antes do procedimento feito com lâmina ou barbeador. Esses cuidados, além de evitarem o surgimento dos pelos encravados, garantem uma eficácia maior do barbear. No entanto, vale lembrar que a esfoliação deve ser feita de uma a duas vezes na semana, para não resultar num efeito inverso, estimulando a pele a produzir mais oleosidade e provocando irritações.

Marcas de expressão

A partir dos 30 anos, o homem pode começar a perceber pequenos sinais do envelhecimento por meio de linhas de expressão suaves e, por isso, já pode começar a utilizar cremes anti-idade, inclusive para a região dos olhos. “Nessa fase, uma boa forma de combater a flacidez é dar preferência a cosméticos com vitaminas A e C na área dos olhos, além de hidratantes com vitamina C e E que combatem o envelhecimento e ativos como ácido hialurônico e retinoico", indica Fernanda. 

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade