PUBLICIDADE

Cardio é melhor do que musculação para queimar calorias? Entenda

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

26 fev 2024 - 10h01
(atualizado em 28/2/2024 às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Definiu a academia como lugar para potencializar a sua proposta de emagrecimento? Que ótimo! São vários exercícios e métodos para os seus possíveis resultados satisfatórios. Ainda assim, alguns questionamentos ainda prevalecem principalmente para iniciantes. Por exemplo: cardio é melhor do que musculação para queimar calorias?

Veja se cardio é melhor do que musculação para queimar calorias

"Não há nada significativo na diferença da queima de calorias entre quem só faz cardio e quem só faz musculação. Sendo assim, o ideal seria unir os dois", respondeu em entrevista exclusiva para o Sport Life o gerente de musculação da Companhia Athletica Douglas Lopresti.

O motivo da tese desse profissional é que o cardio vai melhorar a condição cardiorrespiratória, o que faz com que eleve a intensidade nos treinos e, também, a capacidade tanto de recuperação quanto de regeneração dos tecidos.

Em relação à musculação, Douglas disse que vai fazer com que um praticante não perca massa muscular e que quanto mais massa irá potencializar a queima de gordura, melhora no metabolismo e o menos espaço para gordura.

"A musculação tem efeitos maiores do que somente fazer cardio, por exemplo: somente cardio dificilmente irá aumentar sua massa muscular já que além de utilizar a gordura como fonte de energia, também irá usar a massa muscular e isso significa que sua massa muscular vai embora, aumento de flacidez e correndo risco de lesões. Fazendo musculação aumentamos a massa muscular do corpo inteiro, aumentando a massa muscular, além de potencializar a queima de gordura, fica com físico definido, mais bonito e vai ser para o controle glicêmico já que o músculo é o tecido, que mais consome glicose em repouso. Durante o exercício, o corpo com mais músculos consumindo mais glicose não sobra glicose para você voltar a engordar", detalhou o profissional.

Os efeitos dessa proposta dependem de vários fatores, mas Lopresti admitiu que com 30 dias é o bastante para sentir diferença significativa, como a melhora do sono, disposição e, principalmente, na parte estética.

É possível emagrecer só com cardio?

"Sim. O cardio irá melhorar várias funções fisiológicas, entre elas: a melhora na saúde cardiorrespiratória, aumento dos níveis hormonais, como a testosterona, entre outras e assim aumentando o seu desempenho nos treinos. O corpo irá utilizar a gordura como fonte de energia", garantiu.

Qual é o tempo ideal de cardio diário?

"A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 150 minutos por semana. Se fizer cinco dias, 30 minutos é o suficiente. Além de queimar calorias, vai melhorar muito a saúde do coração e o condicionamento físico como um todo", concluiu Douglas Lopresti.

Beber refrigerante dá celulite? 8 mitos e verdades sobre a condição Beber refrigerante dá celulite? 8 mitos e verdades sobre a condição

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade