PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Exercícios físicos ao ar livre: guia para ter mais saúde e energia

Médico ensina a integrar atividades ao ar livre e com uma boa alimentação para ampliar o bem-estar e a energia durante o calor

19 fev 2024 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários

No auge do verão, a combinação de exercícios físicos ao ar livre com uma nutrição equilibrada ganha destaque na busca por um bem-estar integral.

Médico do esporte e nutrólogo dá dicas para se exercitar ao ar livre neste verão
Médico do esporte e nutrólogo dá dicas para se exercitar ao ar livre neste verão
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

De acordo com Thiago Viana, médico do esporte e nutrólogo, essas atividades são importantes não só para a forma física, mas também para a saúde mental. Contudo, ele alerta para a necessidade de cuidados específicos a fim de evitar lesões, enfatizando a importância de uma preparação consciente.

Benefícios dos exercícios físicos ao ar livre

"Os exercícios ao ar livre, especialmente no verão, são vitais para nossa saúde mental e para a diminuição do estresse", afirma Viana. Ele indica a caminhada, ioga, corrida, meditação ao ar livre como práticas benéficas, destacando que essas atividades estimulam a liberação de endorfinas e dopamina, neurotransmissores associados ao bem-estar e ao prazer, proporcionando uma sensação de felicidade e relaxamento. Além disso, também há ótimos benefícios para a coordenação motora e o condicionamento físico.

O profissional enfatiza que uma nutrição adequada é a chave para potencializar os efeitos positivos das atividades em ambientes abertos. "Uma dieta rica em vitaminas, minerais e antioxidantes impulsiona a produção de energia, melhora o humor e fortalece o sistema imunológico, oferecendo ao corpo os recursos necessários para um desempenho otimizado tanto física quanto mentalmente", completa.

Esportes ao ar livre: precauções

Com a crescente popularidade do beach tênis e futevôlei, Viana orienta sobre a importância de um aquecimento adequado e de uma dieta rica em nutrientes para evitar lesões e garantir um ótimo desempenho nessas atividades.

"Para quem pratica esses esportes, especialmente de forma esporádica, um aquecimento específico e exercícios de fortalecimento são essenciais para evitar lesões", aconselha Viana. Ele também ressalta a necessidade de uma dieta que suporte a recuperação muscular e fortalecimento ósseo, essencial para praticantes de todas as frequências.

"A hidratação adequada também é crucial. Beba água constantemente e não subestime a necessidade de reidratação com bebidas isotônicas em dias quentes. Aconselho também a ingerir refeições leves e ricas em carboidratos complexos antes da atividade física, para manter os níveis de energia", enfatiza o médico.

Por fim, Viana recomenda ficar atento aos limites individuais e planejar os exercícios considerando o clima e o terreno. "Respeitar os próprios limites e preparar-se adequadamente são as chaves para aproveitar todos os benefícios dessas práticas ao ar livre, evitando lesões e garantindo uma experiência enriquecedora", conclui.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade