PUBLICIDADE

Treinar no calor emagrece mais? Mitos e verdades sobre saúde no verão

Já ouviu falar que se exercitar em dias quentes aumenta a queima de calorias? Será que isso é verdade? Descubra!

26 fev 2024 - 14h03
Compartilhar
Exibir comentários

À medida que as temperaturas sobem, muitas pessoas tentam encontrar maneiras de se manterem saudáveis e em forma. No entanto, nem tudo o que vemos circulando por aí é realmente verdadeiro e seguro. Quem nunca ouviu dizer, por exemplo, que treinar no calor emagrece mais? Esse é apenas um dos mitos que podem confundir as pessoas quando se trata de cuidados com o corpo no verão.

Saiba se treinar no calor queima mais calorias |
Saiba se treinar no calor queima mais calorias |
Foto: cookie_studio/Divulgação / Boa Forma

Pensando em te ajudar a não cair em ciladas, a seguir, o  Dr. Thiago Viana, médico de esporte e nutrólogo, esclarece algumas das principais dúvidas sobre esse tema. Confira!

MITOS E VERDADES SOBRE SAÚDE NO VERÃO

Treinar no calor emagrece mais?

Mito

Se exercitar em dias quentes favorece a perda de água, mas não a de gordura. Inclusive, devido ao risco de desidratação, ela pode ser bastante perigosa, principalmente se não nos hidratarmos adequadamente.

Segundo o especialista, para perder peso de um jeito sustentável e sem complicações à saúde, o ideal é adotar uma rotina de exercícios equilibrada e uma dieta balanceada.

O verão acelera o metabolismo?

Verdade, mas com ressalvas

O Dr. Viana afirma que o organismo pode gastar mais energia para se resfriar, porém esse efeito é mínimo e não deve ser considerado como forma de queima calórica expressiva.

Alimentos picantes refrescam o corpo?

Mito

Apesar de induzirem o suor, que pode proporcionar uma certa sensação de frescor, os alimentos picantes não diminuem a temperatura interna do corpo. Para aliviar o calor, a hidratação e o consumo de alimentos ricos em água são os caminhos mais eficientes.

Dormir no frio ajuda na recuperação muscular? 

Verdade

Temperaturas mais baixas durante a noite podem garantir um sono mais revigorante e, consequentemente, melhorar a recuperação muscular.

Sauna desintoxica o organismo após os excessos alimentares?

Mito

A sauna, que provoca suor e perda de minerais, não é indicada como uma estratégia eficaz para desintoxicar o corpo, como muitos acreditam. Na verdade, esse é um processo natural gerido pelo nosso fígado e rins.

Bebidas detox aceleram o metabolismo?

Mito

As bebidas detox podem até ser nutritivas, mas não existem evidências científicas de que aceleram o metabolismo ou contribuam para uma perda de peso significativa.

Jejum intermitente é solução para perda de peso?

Mito

Na busca por um emagrecimento rápido, algumas pessoas acabam apostando no jejum intermitente. Entretanto, é necessário entender que esse método não é adequado para todos e pode até mesmo desencadear problemas de saúde sérios, como distúrbios alimentares ou deficiências nutricionais.

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de perda de peso, especialmente o jejum intermitente, é indispensável procurar uma orientação de um médico ou nutricionista. Esses profissionais vão avaliar as suas particularidades e indicar qual é a abordagem ideal para você atingir os seus objetivos.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade