As seis chaves para ser mais feliz que a maioria, segundo o renomado psicólogo Enrique Rojas
Especialista indica atitudes cotidianas que podem ajudar a enfrentar a tristeza e cultivar mais bem-estar
Enrique Rojas é um psiquiatra renomado, conhecido por ministrar palestras e divulgar conteúdos sobre saúde mental e emocional nas redes sociais e em seus livros. No Instagram, acumula mais de 500 mil seguidores (até a publicação deste texto), a quem oferece orientações sobre felicidade, ansiedade e outras emoções.
Em uma de suas postagens, ele compartilhou seis conselhos para combater a tristeza e alcançar uma vida mais feliz.
Seis conselhos para combater a tristeza e ser mais feliz
O psiquiatra destaca que a verdadeira felicidade não é um estado perfeito e permanente, mas sim um equilíbrio existencial positivo. Altos e baixos, frustrações e momentos difíceis fazem parte da vida. Cabe a cada um de nós aprender a lidar com os fracassos e transformá-los em experiências que tragam aprendizado.
Segundo ele, é natural que a tristeza apareça diante de certos acontecimentos, mas a forma como escolhemos enfrentá-la é o que faz a diferença. Se a felicidade é o oposto da tristeza, quanto melhor conseguirmos lidar com momentos de frustração e desânimo, mais próximos estaremos de um estado de bem-estar.
1. Felicidade como um projeto de vida
A mente tende a focar no que é negativo. Rojas compartilha uma experiência pessoal: durante um período em que trabalhou com atendimento ao público em uma empresa familiar, bastava uma crítica ou comentário negativo para estragar o dia inteiro. Mesmo após oito horas de trabalho, um único minuto ruim ganhava mais espaço na memória.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Como o seguro residencial pode contribuir para o seu bem-estar em casa?