1 evento ao vivo

Seu filho dorme mal? O problema pode ser a alimentação

23 abr 2014
08h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Dificuldade para adormecer, sono agitado ou muito curto são problemas que podem estar ligados à alimentação. “O que a criança ingere antes do jantar, como, por exemplo, alimentos doces e bebidas ricas em açúcar, pode causar agitação excessiva e dificuldade em se acalmar para dormir”, explica a nutricionista Rafaela Rangel.

Evite refrigerantes, principalmente aqueles com cafeína, capazes de interferir no sono da criança
Evite refrigerantes, principalmente aqueles com cafeína, capazes de interferir no sono da criança
Foto: Shutterstock

Durante o sono, todo o organismo desacelera. A prioridade é o repouso e, consequentemente, a digestão acontece mais lentamente. Por isso, se a ingestão de alimentos é excessiva, a criança pode sentir desconfortos e acordar. E mais: o consumo de alimentos pesados, como carboidratos, pode prejudicar também a absorção dos nutrientes e favorecer o acúmulo de gordura.

Cardápios com alimentos leves
Ofereça alimentos leves, de fácil digestão e, de preferência, sem açúcar, para evitar a agitação durante o sono. Além de caldos e sopas, sirva a dupla arroz e feijão, legumes, carnes e verduras. “Mas dê o jantar até as 20 horas, no máximo, no caso de crianças que deverão ir para a cama até 22h30, para facilitar a digestão e, consequentemente, o sono”, orienta a nutricionista.   

Os lanches também são bem-vindos. Opte por pão de forma integral, que confere maior sensação de saciedade, e recheie com queijo branco ou mozzarella, peito de peru e salada, acompanhado de um suco de fruta.

A ceia, refeição que antecede o horário do sono, também pode atrapalhar. Então, dose a quantidade dos alimentos sempre para pequenas porções, para que a criança não fique com o estômago pesado. No cardápio, invista em iogurte, biscoito salgado, suco de fruta, vitamina de leite batido ou um copo de leite morno. Além de servir uma alimentação saudável, você ajudará seu filho a ter uma boa noite de sono.

 

Fonte: Qualitá
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade