A geração mais infeliz da história: especialistas alertam para piora da saúde mental entre menores de 25 anos
Até uma década atrás, a juventude era considerada uma das fases mais felizes da vida, mas isso parece estar mudando.
Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a felicidade seguia um padrão ao longo da vida: começava alta na infância, despencava na vida adulta e voltava a subir depois da meia-idade. Mas e se o formato em "U" desse ciclo estiver mudando? Estudos recentes apontam que os jovens de hoje—especialmente os menores de 25 anos—estão enfrentando níveis alarmantes de insatisfação e problemas de saúde mental.
A adolescência, que antes era considerada uma das fases mais felizes, agora parece ser um período de maior angústia e insegurança. Redes sociais, crise climática, pressões acadêmicas e um mundo hiperconectado podem estar roubando o brilho dessa fase. Mas o que dizem os especialistas sobre essa mudança? E o mais importante: existe alguma coisa que possa ser feito para reverter esse quadro?
Como a felicidade de adolescentes e jovens adultos mudou na última década?
A teoria do formato em "U" sugere que a satisfação com a vida é maior na infância, na adolescência e na fase adulta mais avançada. Isso ocorre porque, no começo da vida, nos dedicamos a brincar e viver sem grandes preocupações ou pressões.
...
Veja também
Cães ou gatos? Estudo sugere qual animal é melhor para aliviar o estresse em humanos
Poucas pessoas sabem, mas esquentar água ou leite no micro-ondas pode ser contraindicado