PUBLICIDADE

5 exercícios de respiração para fazer com as crianças

Prática traz vários benefícios para as crianças, além de ajudar a fortalecer a interação entre pais e filhos

16 jan 2024 - 18h00
(atualizado em 17/1/2024 às 22h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Assim como os adultos, as crianças também podem sofrer com estresse e ansiedade. Nesse sentido, ensinar exercícios de respiração ao seu filho (a) pode ser fundamental para ajudá-lo a manter o equilíbrio emocional. 

Exercícios de respiração ajudam a reduzir o estresse
Exercícios de respiração ajudam a reduzir o estresse
Foto: Shutterstock / Alto Astral

De acordo com a professora de yoga do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Hultmann Nieweglowski, além de aproximar pais e filhos, esses exercícios também oferecem benefícios físicos e mentais para as crianças.  

"Ao perceberem suas realizações físicas, crianças aprendem a acalmar-se e regular suas emoções de maneira saudável. Além disso, práticas como o yoga trazem flexibilidade, desenvolvimento físico e conhecimento corporal", comenta ela. 

Abaixo, a especialista separou 5 exercícios de respiração para fazer com as crianças em casa e até conseguir fortalecer a interação com seu filho (a). Confira: 

Exercícios para fazer com as crianças

1. Varreduras corporais

Semelhante à meditação, a varredura corporal traz consciência ao corpo. A criança pode deitar-se ou sentar-se confortavelmente, fechar os olhos e direcionar a atenção a diferentes partes do corpo. Isso auxilia a explorar sensações quando emoções estão intensas.

2. Respiração consciente

Focar na respiração é uma maneira fácil de centrar as crianças. Podem colocar um animal de pelúcia na barriga, respirar suavemente para acalmá-lo e conectar-se ao corpo, promovendo a consciência respiratória.

3. Yoga

Praticar yoga com as crianças é uma forma divertida de conectá-las ao corpo por meio do movimento. Poses simples, como as saudações ao sol, permitem que as crianças liberem o estresse e se sintam conectadas ao corpo.

4. Jogo dos Opostos

Um jogo que envolve movimentos opostos para promover a atenção plena. Movimente os braços em sentidos opostos. Simule que é pequeno como uma formiga e em seguida alto como uma árvore. Esse exercício serve como transição entre atividades, quando as crianças oferecem resistência.

5. Brincadeiras ao ar livre

A brincadeira não estruturada ao ar livre é uma forma eficaz de exercício somático. Rir, correr e escalar ajudam as crianças a reconectar-se com seus corpos e regularem suas emoções.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade