3 razões para você NÃO fazer séries com mais de 20 repetições se quiser ganhar músculos
A hipertrofia muscular pode ser obtida por meio de exercícios e treinamentos de força, mas é preciso atenção na quantidade de repetições
A hipertrofia se refere ao aumento do tamanho do músculo ou de suas fibras constitutivas, que ocorre como resultado da prática de exercícios e treinamentos de força, razão pela qual é normalmente associada ao levantamento de peso. Todavia, segundo o personal trainer Givanildo Matias, qualquer exercício resistido pode trazer efeitos na hipertrofia.
"A musculação é, sem dúvidas, a melhor forma de fazer isso, pois é fácil ter controle de carga e existe uma segurança a mais trabalhando com as máquinas. Porém, exercícios usando o peso do próprio corpo, como pilates, treino funcional e treinamento suspenso também podem trazer efeitos hipertróficos", explica o especialista em artigo publicado no MinhaVida.
Existem muitas variáveis que afetam o treinamento para metas de hipertrofia. Uma delas é o intervalo de repetições que fazemos para cada série. Embora essa faixa seja mais ou menos ampla, ela tem limites tanto para baixo quanto para cima, a partir dos quais os ganhos de massa muscular não são tão significativos.
Nesse contexto, o MinhaVida separou três motivos pelos quais você não deve fazer mais de 20 repetições em cada série se o seu objetivo é ganhar massa muscular. Confira!
1. Séries de alta repetição geram mais fadiga e atrasam a recuperação
...
Veja também
Fadiga: o que é, tipos, causas e como tratar a exaustão
Com quantos anos você descobriu que não precisa treinar todos os dias para emagrecer?
A celulite pode sumir com a musculação? Especialista indica o que fazer para diminuir os "furinhos"