PUBLICIDADE

11 nomes cheios de energia que simbolizam alegria e sentimentos positivos

Que pai não deseja toda a positividade do mundo ao pequeno? Para trazer os votos para a certidão de nascimento, separamos opções autênticas e animadoras!

3 mai 2021
14h37 atualizado às 17h50
0comentários
14h37 atualizado às 17h50
Publicidade

Os votos e expectativas da família em relação ao bebê começam muito antes do nascimento. Afinal, que mãe ou pai não quer que seu filho nasça com muita saúde e tenha todo o necessário para desenvolver sua personalidade e ser o mais feliz possível?

menina-pequena-feliz
menina-pequena-feliz
Foto: Arte: Victoria Daud/ Foto: digitalskillet/Getty Images / Bebe.com

Mas a verdade é que esses desejos sinceros não precisam ficar só na cabeça dos pais - e podem sim habitar a certidão de nascimento do pequeno! Separamos aqui 12 nomes de meninas e meninos que, além das belas pronúncias, simbolizam alegria e sentimentos positivos.

E para agradar a todos os gostos, buscamos nomenclaturas com várias origens. Temos opções hebraicas (e com forte carga religiosa), algumas que fazem sucesso em países europeus, palavrinhas que o Brasil adora e até derivadas do iorubá. Confere só:

1. Beatriz

"Aquela que traz muitas alegrias" é o significado desse nome clássico, mas que continua um hit entre os pais (ainda mais quando usado como composto, junto com "Ana" ou "Maria").

Derivada do latim Beatrice, a nomenclatura ficou famosa na Europa do século 14 graças ao sucesso da obra "A Divina Comédia Humana", escrita por Dante Alighieri, além de ter forte presença religiosa na figura de Santa Beatriz, festejada em 12 de agosto.

2. Benjamin

Os nomes com cara de mais antiguinhos estão na moda! Esse é o caso de Benjamin, que inclusive foi escolhido pela apresentadora Titi Muller para o seu primeiro filho.

De origem hebraica, o termo quer dizer "o filho predileto", já que de acordo com a Bíblia, ele foi o décimo-segundo filho de Jacó, o último e mais querido de uma série de irmãos. Além disso, ele também carrega o sentido de "bem amado", o que o faz ser associado a crianças que são fruto da felicidade da família.

3. Letícia

Forte e imponente, Letícia tem uma tradução que exala positividade! Isso porque o nome latino remete a alguém que está "sempre alegre" ou que "traz felicidade". A palavrinha ainda foi usada para chamar um asteroide descoberto nos anos 50 e a deusa romana ligada à prosperidade.

4. Caio

Bastante popular no Brasil, Caio vem de uma palavra latina com o sentido de " regozijar-se". Ao ser traduzido, o nome curto e bonito ganhou outros significados igualmente valorosos: "alegre", "contente" e "feliz".

E aqui vai mais um motivo para registrar o pequeno assim: pela ligação com a História romana, Caio é uma das nomenclaturas que promete bombar nos próximos meses. 

5. Ananda 

Embora seja mais usado para meninas aqui no país, o nome é daqueles neutros e pouco óbvios, que funcionam para ambos os sexos - inclusive, era assim que se chamava um discípulo importante de Buda, líder religioso fundador da doutrina budista.

Os pais que optarem por chamar o filho desta forma, ainda serão privilegiados com a simbologia bastante emblemática do termo, que quer dizer "felicidade suprema" e está atrelado à crença em um ciclo de renascimento até a chegada ao mundo espiritual.

6. Nino

Ele lembra apelido, mas nada impede que seja o protagonista da certidão de nascimento do seu pequeno! Nino faz sucesso na Itália e muitas vezes é usado como diminutivo de "Antonino" ou "Faustino". Já se formos consultar sua origem, encontramos algo como "inestimável", "digno de apreço" ou então simplesmente "feliz".

7. Felícia

Quem tem tradução parecida (e quase literal) é Felícia. O nome denota uma mulher feliz, mas também costuma ser associada a alguém "sortuda" e "bem-sucedida". Só qualidades que desejamos para a filhota, hein? Para as famílias que esperam um menino, a dica é apostar em Felício - ou então Félix, que possui a mesma raiz e significados!

8. Ayo

Talvez o menos usual da lista, Ayo é outro unissex, que surge do idioma iorubá, bastante falada na Nigéria. Além de sua pronúncia delicada, a palavrinha traz também significados otimistas, já que o prefixo "ayo" remete a uma pessoa que veio para trazer alegria à família.

9. Abigail

Mais um nome autêntico e perfeito para os pais que querem inovar. Abigail é de origem hebraica e quer dizer "alegria do pai" ou "fonte de alegria". Além do mais, ele possui correspondência religiosa, por ter sido uma das esposas do rei David, citada no Antigo Testamento.

10. Isaac 

E falando em nomes com carga religiosa... temos aqui um belíssimo! De acordo com a tradição judaica, Sara, esposa de Abraão, desejou a alegria e o riso enquanto dava à luz Isaac, que se tornou o patriarca de todos os fiéis. Por isso, o termo é geralmente associado a "menino alegre" ou "aquele que ri".

11. Baruc 

Também comum entre os judeus, Baruc pode ser encontrado nas escrituras sagradas como um escriba que viveu na época da queda de Jerusalém e responsável por passar a palavra do profeta Jeremias adiante. Além de significar "feliz", o nome ainda traz outras qualidades interessantes, como "bem-aventurado" e "próspero".

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! 😉)

Bebe.com
Publicidade
Publicidade