Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inpe perde cientistas e projetos estão sob ameaça

31 jan 2012 - 10h37
Compartilhar

A redução do quadro de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por causa da aposentadoria de cientistas ameaça o projeto de lançamento de oito satélites de sensoriamento remoto, clima espacial e meteorologia previstos para 2020 e a realização de pesquisas astrofísicos. O alerta é do fundador e primeiro diretor do Inpe, o engenheiro Fernando de Mendonça.

"Essa carência prevê que o Inpe vai entrar em decadência", lamenta o ex-diretor. "Parece que é mais fácil comprar máquina do que formar pesquisadores", afirma. A dificuldade é admitida no Inpe. O plano diretor do instituto para o período de 2011 a 2015 informa que "o Inpe está comprometido pelo grande número de aposentadorias potenciais nos próximos anos e por uma década sem a incorporação significativa de novos servidores ao quadro permanente".

O número de funcionários permanentes do instituto está em queda desde 2006 e o efetivo em 2010 era o menor em 20 anos. Além da redução, é grande o número de funcionários em idade próxima da aposentadoria. "Em 1989, o Inpe tinha 1,6 mil servidores, sendo apenas 50 com mais de 20 anos de serviço. Passados vinte anos, somos apenas 1.070 servidores, dos quais só 300 têm menos de 20 anos de casa", alerta o texto do plano diretor.

"Desde 1989, houve engessamento dos institutos de pesquisa. As pessoas vão se aposentando sem ter reposição", afirma o físico José Raimundo Braga Coelho, convidado pelo novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, para assumir a Agência Espacial Brasileira (AEB). Conforme o físico, que dirige o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), em mais de 20 anos o Inpe contratou apenas um engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o principal centro de formação de pessoal para atividades aeroespaciais.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra