Às vésperas do verão, Santa Catarina amanhece com geada e mínima de 1,5ºC; entenda
Fenômeno pode ocorrer pela terceira vez na manhã de quinta-feira, 18, conforme previsão da Epagri/Ciram
Às vésperas do verão, Santa Catarina registrou temperaturas mínimas de até 1,5ºC e geada devido a uma massa de ar seco e frio, com possibilidade de novo fenômeno no dia 18.
A quatro dias do início do verão, a Serra catarinense amanheceu coberta por geada. Registros feitos nesta quarta-feira, 17, mostram a paisagem branca no Vale dos Caminhos da Neve. A região fica a 3 quilômetros de São Joaquim, onde os termômetros registraram mínima de 1,8ºC nesta madrugada, conforme informações da Epagri/Ciram.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em Urupema, a cerca de 213 quilômetros da capital Florianópolis, foi observada a menor temperatura da manhã: 1,5ºC. Na mesma onda de frio, estão as cidades de Bom Jardim da Serra, com mínima de 4,22ºC nesta manhã, e Urubici, que chegou a 4,26°C.
De acordo com a estação meteorológica, a 'friaca' às vésperas da estação mais quente do ano ocorre devido à presença de uma massa de ar seco e um pouco mais frio no Sul do Brasil.
Apesar de ser considerada atípica para a época do ano, essa é a segunda geada do mês em Santa Catarina. A primeira foi registrada no dia 4 de dezembro, em São Joaquim.
A terceira pode ocorrer nas partes mais altas do Planalto Sul ainda nesta quinta-feira, 18, durante o amanhecer. O fenômeno observado na região se dá quando uma camada de gelo se forma nas superfícies, motivada pela junção da redução de temperatura com a umidade do ar elevada.