Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Baleia-jubarte exibe filhote recém-nascido em 'passeio' pelo mar de Ilhabela; veja vídeo

Registro foi feito por fotógrafo que acompanha migração das baleias pelo litoral brasileiro

25 jul 2025 - 19h38
(atualizado às 21h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma baleia-jubarte adulta passeava com o filhote recém-nascido, nesta quinta-feira, 24, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Um macho adulto acompanhava mãe e filho a alguma distância.

O registro raro foi feito por Rafael Mesquita, fotógrafo da natureza e vida selvagem, que todo ano acompanha a passagem das baleias pelo litoral paulista. "Com muita alegria, fizemos o primeiro registro deste ano de um filhote de jubarte e sua mãe passando pelas águas de Ilhabela", postou nas redes sociais.

Ele estava de barco, na companhia de dois amigos, e foi avisado de que três baleias estavam no sul de Ilhabela, em frente ao bairro Borrifos. "Fomos até lá e para a nossa imensa felicidade era uma mãe, seu filhote recém-nascido e um escort, que é um macho acompanhante", escreveu.

Ao Estadão, ele disse que, pelo tamanho, cor e outros indícios, o filhote nasceu há poucos dias. "É provável que tenha nascido pela região mesmo", diz.

A gravidez das jubartes dura em média 11 meses e a fêmea dá à luz apenas um filhote que nasce com cerca de 4 metros e uma 1 tonelada.

O bebê pode ingerir até 100 litros de leite por dia e fica sob os cuidados da mãe por um ano, aproximadamente. "Esse evento é o objetivo da longa migração anual dessa espécie: reproduzir e parir os filhotes nas águas quentes da costa brasileira", afirma Mesquita.

A população de jubartes do Atlântico Sul passa a primavera e o verão no sul, principalmente nas ilhas Geórgia do Sul, Sandwich do Sul e também na Antártica. No outono e inverno, elas migram para a costa brasileira, na grande maioria para o sul da Bahia, no banco de Abrolhos, onde se reproduzem e também dão à luz nessas águas quentes.

Mesquita explica que as mães com filhotes precisam esperar eles engordarem através da amamentação para que tenham uma camada de gordura suficiente para aguentarem o frio do Sul. É por isso que acabam demorando um pouco mais para voltarem às áreas de alimentação.

A temporada de passagem das jubartes pelo sudeste do Brasil começa em maio e vai até meados de agosto, mas no sul da Bahia é frequente ainda encontrá-las até outubro e novembro. Em Ilhabela e São Sebastião, a observação de baleias e golfinhos movimenta o turismo em um período de baixa temporada, fora do verão.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade