Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Morando há 14 anos na China, influenciador revela oásis no meio da metrópole com rio tão limpo que os cidadãos nadam nele em pleno centro urbano

O rio que quase ninguém queria por perto agora atrai caiaques, turistas e moradores

26 ago 2026 - 08h44
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O rio Liangma, em Pequim, passou por uma profunda revitalização iniciada em 2016 e se transformou de um canal de esgoto degradado em um oásis urbano. Com cerca de 5,5 quilômetros de margens recuperadas e águas limpas, o local tornou-se um dos principais pontos de lazer da capital chinesa, atraindo moradores e turistas para a prática de natação, caiaque e passeios ao ar livre, contrastando com a paisagem metropolitana da cidade.
Rio Liangma
Rio Liangma
Foto: VCG / Xataka

Pequim, a capital da República Popular da China e o grande centro político, cultural e histórico do país, costuma ser associada a monumentos históricos, grandes avenidas e uma paisagem urbana marcada por prédios e construções. Mas, para Maurício da Cruz, influenciador brasileiro que vive na China e produz conteúdo sobre o país, a capital esconde um paraíso: o rio Liangma, que passou de canal negligenciado a um verdadeiro oásis urbano, com água limpa, caiaques, pranchas de stand-up paddle, passeios de barco e moradores aproveitando as margens.

A transformação começou em 2016, com um projeto de revitalização que envolveu a limpeza da água, recuperação ambiental e requalificação dos espaços públicos. Hoje, cerca de 5,5 quilômetros de áreas às margens do rio foram recuperados, atraindo moradores, turistas e estrangeiros que buscam contato com a natureza sem sair de Pequim. O local é tão bonito que virou um dos pontos de lazer mais disputados da cidade.

De canal negligenciado a oásis urbano: como o rio Liangma mudou a paisagem de Pequim

Durante muito tempo, o rio Liangma não tinha nada de atração turística. O curso d'água fazia parte da infraestrutura de drenagem de Pequim e recebia águas residuais e esgoto, o que contribuiu para a degradação da qualidade da água. Por essa razão, a paisagem não era nada bonita e as margens também eram pouco aproveitadas pela população. Essa relação começou a mudar em 2016, quando o distrito de Chaoyang iniciou um amplo projeto de revitalização ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Quando o Reino Unido quis retomar as Ilhas Malvinas, mobilizou milhares de barcos de pesca: a China está fazendo o mesmo

Empresário taiwanês pagou US$ 80 mil por 13 quilos de ouro no Peru e descobriu que comprou cobre: o golpista usou uma amostragem verdadeira para teste, mas trocou todo o metal precioso durante o caminho para a joalheria

O mistério do mapa-múndi de 1587: documento histórico indica que a Arca de Noé está no mesmo local de montanha que abrigaria a embarcação bíblica

TCL lança T6C com IA que "pensa" as cenas em tempo real e tela que pode chegar a 75 polegadas

Veterinário afirma: "Não recomendo ter um Border Collie em casa com crianças, pois é um cão de trabalho e, se suas necessidades não forem atendidas, ele pode ficar estressado"

Xataka
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra