Lula recebe vice-premiê da Itália para Cúpula do Clima
Tajani defendeu abordagem 'pragmática' e 'jamais ideológica'
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da Cúpula do Clima, que reúne dezenas de lideranças do mundo todo para discutir o combate ao aquecimento global às vésperas da COP30, em Belém.
Tajani representa a premiê da Itália, Giorgia Meloni, que decidiu não ir à capital paraense. Ao chegar nesta quinta-feira (6) no Parque da Cidade, que abriga a reunião, o ministro cumprimentou o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu.
O pronunciamento de Tajani está previsto para em torno de 15h (horário de Brasília). "Estamos fortemente empenhados na luta contra as mudanças climáticas, levando sempre em conta que qualquer ação deve considerar o problema social e do emprego", disse o vice-premiê antes de se dirigir ao Parque da Cidade.
"É necessário sermos pragmáticos, jamais ideológicos", acrescentou. A Cúpula do Clima se estende até esta sexta-feira (7), enquanto a COP30 será realizada de 10 a 21 de novembro.