Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula abre hoje Cúpula do Clima com apelo por acordos concretos

Encontro em Belém não terá Donald Trump nem Xi Jinping

6 nov 2025 - 08h01
(atualizado às 09h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre nesta quinta-feira (6), em Belém, a Cúpula do Clima, que antecede a COP30 e deve marcar o anúncio de novas metas de redução das emissões e a apresentação do projeto Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira voltada ao financiamento da preservação das florestas.

Presidente Lula em Belém para Cúpula do Clima
Presidente Lula em Belém para Cúpula do Clima
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o Palácio do Planalto, o líder brasileiro receberá as delegações às 8h30 e, em seguida, abrirá, às 10h30, a sessão plenária do evento.

A Cúpula do Clima, que deve reunir mais de 50 chefes de Estado e de governo, não contará com a presença dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, que governam os dois maiores poluidores do planeta.

Lula terá pelo menos duas reuniões privadas nesta quinta, a primeira com o príncipe William e o premiê do Reino Unido, Keir Starmer, e a segunda com o presidente da França, Emmanuel Macron, informou o Planalto.

O petista tem defendido que este evento, o principal encontro sobre meio ambiente do mundo, alcance acordos "concretos" sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa, e sobre o financiamento para mitigar a devastação das florestas.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade