PUBLICIDADE

Incêndios podem ter levado à extinção de grandes mamíferos, indica pesquisa

Aumento das temperaturas e incêndios causados por atividades humanas são considerados fatores determinantes para extinção das espécies

23 ago 2023 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários
Destruição de aquecimento Global
Destruição de aquecimento Global
Foto: Foto:Istock

Os incêndios causados por atividades humanas podem ter levado à extinção de grandes mamíferos, e o desaparecimento de tigres de dentes-de-sabre do sul da Califórnia, há 13 mil anos. A constatação é de um estudo publicado na revista Science. 

Ao The New York Times, o biólogo Robin O'Keefe, declarou que os humanos foram a causa primária dessa virada.

"O que aconteceu em La Brea estará acontecendo agora? É uma ótima pergunta, e acho que precisamos tentar encontrar a resposta", alertou o biólogo evolutivo da Universidade Marshall. 

O aumento das queimadas e dos incêndios preocupa autoridades e cientistas. Conforme pesquisa publicada na National Library of Medicine, os Estados Unidos vêm enfrentando incêndios com frequência mais intensa e dimensões quatro vezes superiores aos incêndios registrados há 20 anos.

Já no Canadá, os incêndios deste verão consumiram mais de 13,7 milhões de hectares, segundo o Canadian Interagency Forest Fire Center (CIFFC). Trata-se da pior temporada de incêndios florestais já registrada, com pelo menos mil incêndios em todo o país.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade