Ameaçada de extinção, conheça a filhote de macaco-aranha-da-cara-preta que nasceu no Rio de Janeiro
BioParque trabalha na escolha de um nome para a fêmea
Uma filhote de macaco-aranha-da-cara-preta nasceu no BioParque do Rio de Janeiro e se tornou a atração principal devido à sua curiosidade e habilidade acrobática. O parque está realizando uma votação para escolher seu nome.
Uma filhote fêmea de macaco-aranha-da-cara-preta virou o centro das atenções no BioParque do Rio de Janeiro. Ainda sem nome, a mascote já começou a desbravar o local ao lado da mãe e ganhou destaque.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com cerca de 1,1 kg, a macaquinha já tem comportamentos característicos de sua espécie, principalmente a curiosidade. A espécie se destaca por ser uma das mais ágeis quando o assunto envolve habilidades acrobáticas.
Quanto à alimentação, o macaco-aranha-da-cara-preta segue uma dieta variada. Ele se alimenta de vegetais e frutas. Seus hábitos também auxiliam na dispersão de sementes.
A Ateles chamek, porém, está ameaçada de extinção, segundo a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza. O risco se dá devido ao desmatamento de seu habitat é à caça ilegal.
Para a filhote que nasceu no Rio, o BioParque agora trabalha na escolha de um nome por meio de uma votação. Três das opções fazem referência a personagens da televisão brasileira.
- Bebel: a mãe da macaquinha se chama Tuca, remetendo ao seriado ‘A Grande Família’.
- Amora: inspirado na fruta escura, que também solta um pigmento roxo, remetendo à pelagem da filhote.
- Fátima: personagem de Fernanda Torres na série ‘Tapas e Beijos’
- Moara: significa “Luz da Lua” em Tupi-Guarani.
- Vani: personagem de Fernanda Torres na série ‘Os Normais’.