Alckmin propõe pacto contra combustíveis fósseis na COP30
Vice-presidente abriu fase de negociações de alto nível
O vice-presidente Geraldo Alckmin propôs nesta segunda-feira (17) um pacto global para acabar com a dependência dos combustíveis fósseis, ao abrir a fase de negociações de alto nível da COP30, em Belém.
"Na aceleração da transição energética, para sair da dependência dos combustíveis fósseis, a meta é triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030", disse Alckmin ao falar ao lado do presidente da COP, o embaixador André Corrêa do Lago.
O vice-presidente também apontou a necessidade de atuar com urgência. "O momento é para todos nós buscarmos união pelos objetivos do Acordo de Paris", acrescentou Alckmin, cobrando um mapa do caminho para a transição energética e o fim do desmatamento ilegal.
O tom do discurso evidenciou a intenção do governo brasileiro de destravar as negociações para alcançar acordos nesta cúpula.
A presença de Alckmin antecede o retorno do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, após ter inaugurado a COP na segunda-feira passada (10), deve voltar a Belém na próxima quarta-feira (19).