Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mamíferos que vivem na savana africana têm mais medo da voz humana do que rugido de leão

Recente estudo publicado na revista 'Current Biology' revelou que a voz humana é mais assustadora que outros sons para os animais

26 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Um rinoceronte na reserva natural privada de Welgevonden, na África do Sul, na província de Limpopo
Um rinoceronte na reserva natural privada de Welgevonden, na África do Sul, na província de Limpopo
Foto: dpa via Reuters Connect

Um recente estudo publicado na revista Current Biology revelou que a voz humana é mais assustadora para os animais mamíferos da savana africana do que os rugidos de leões.

O estudo, conduzido por cientistas, desdobrou-se nas vastas extensões da savana sul-africana, principalmente dentro e nos arredores do Parque Nacional Kruger, uma das principais áreas protegidas da África, que possui uma das maiores populações de leões remanescentes do mundo.

Os pesquisadores implementaram uma rede de equipamentos de áudio e vídeo em pontos estratégicos da savana. Gravadores e alto-falantes foram posicionados em árvores próximas a 21 fontes de água. Esta técnica foi usada por se tratar de uma estação seca, quando os animais estão ainda mais próximos dessas fontes vitais.

Os aparelhos de vídeo e áudio operaram ininterruptamente por seis semanas, reproduzindo aleatoriamente uma variedade de clipes de áudio em resposta a detecção de alguma aproximação. Quando acionados pelo movimento dos animais, os alto-falantes emitiam os sons e as câmeras registravam vídeos do ambiente, permitindo a observação de suas reações.

Durante a pesquisa, os dispositivos reproduziram sons que incluíram ruídos inofensivos, gravações ameaçadoras e até mesmo a voz humana, todos mantidos a um volume constante para que apenas o conteúdo afetasse a reação dos animais.

As gravações incluíam desde o melodioso canto de pássaros até o estrondo de tiros, passando pelos temidos rugidos de leões e a voz humana, colocada em um tom calmo.

Após uma análise de mais de quatro mil vídeos, registrando 19 espécies diferentes, os pesquisadores  descobriram que os animais eram duas vezes mais propensos a fugir quando expostos à voz humana. Além disso, eles abandonavam os pontos de água 40% mais rapidamente após ouvirem a voz humana em comparação com outros sons, como rugidos de leões, latidos de cachorros ou até mesmo tiros.

Em um dos vídeos registrados durante o estudo, um leopardo que já estava com sua presa na boca a larga rapidamente e sai correndo ao ouvir a voz humana. Veja abaixo:

Essa tendência foi observada em diversas espécies, incluindo elefantes, girafas, leopardos, hienas, zebras, kudus, javalis e impalas. Contudo, a reação dos rinocerontes surpreendeu ainda mais, já que eles fugiam da voz humana duas vezes mais rapidamente do que de qualquer outro som.

Os pesquisadores atribuíram esses resultados à percepção dos animais de que a espécie humana representa uma ameaça única e altamente perigosa. Eles explicam que essa resposta desencadeada pela voz humana está enraizada na percepção de que os humanos são "super letais."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade