Búfalos são flagrados tomando banho no Rio Pinheiros, em São Paulo
Situação preocupa quanto ao bem-estar dos animais, já que as águas do Rio Pinheiros ainda não estão completamente despoluídas
Búfalos foram flagrados tomando banho no Rio Pinheiros, em São Paulo, gerando preocupações devido à poluição do rio; autoridades foram acionadas para investigar a situação.
Um grupo de búfalos foi visto tomando banho nas águas do Rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 15. Os animais também foram avistados próximos à ciclovia que margeia a região, atraindo a atenção de quem passava pelo local.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nas imagens capturadas por testemunhas, os búfalos aparecem com grande parte do corpo submerso, deixando apenas as cabeças acima da superfície da água. A situação preocupa quanto ao bem-estar dos animais, já que as águas do Rio Pinheiros ainda não estão completamente despoluídas.
Em nota, a Empresa Metropolitana de Água e Energia informou que os animais são resultado da criação dessas espécies por pessoas que moram nas imediações do Rio Pinheiros e transitam de forma não autorizada pelas suas margens.
A Emae acrescentou que acionou os órgãos fiscalizadores como Prefeitura de São Paulo e Guarda Civil Metropolitana Ambiental, responsáveis por coibir a prática. Além das notificações a companhia também registrou boletim de ocorrência.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que direcionou uma equipe da Divisão de Vigilância em Zoonoses para averiguar a situação e tomar as medidas cabíveis. Em relação à área interna, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) disse que vem realizando tratativas junto aos órgãos estaduais, Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e a Emae para adoção das providências necessárias.
A Prefeitura de São Paulo acrescentou que, em 4 de agosto de 2025, durante patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana Ambiental na Rua Pedro Moline, às margens do Rio Pinheiros, agentes já haviam sido acionados por representantes da Emae para verificar a presença de búfalos e outros animais de grande porte em Área de Preservação Permanente (APP) e na ciclovia, oferecendo risco aos usuários. A equipe localizou a proprietária dos animais, que recebeu orientações sobre os riscos e as implicações legais da situação.
Na ocasião, o caso foi encaminhado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que lavrou auto de infração ambiental contra a responsável formal pela criação, por impedir o processo de regeneração natural da vegetação nativa e causar dano ambiental em APP. A infratora foi notificada a remover os animais do local. Conforme o artigo 48 do Decreto Federal nº 6.514/2008, o descumprimento da determinação poderá acarretar multa de até R$ 5 mil por animal mantido na área irregular.