Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Perez e a possível ordem de equipe na corrida em seu país

Às vésperas do GP do México, Sergio Perez fala sobre a possibilidade de precisar abrir caminho para Verstappen em frente à sua torcida

4 nov 2021 - 19h35
Compartilhar
Exibir comentários
Perez mostra seu capacete com pintura especial para o GP do México
Perez mostra seu capacete com pintura especial para o GP do México
Foto: Red Bul / Twitter

A Red Bull é tida como favorita para o Grande Prêmio do México – aliás, a etapa agora passa a se chamar Grande Prêmio da Cidade do México. Com o melhor carro do grid no momento e em franca ascensão na temporada após dois pódios seguidos, Turquia e Estados Unidos, Sergio Perez tem a melhor chance de sua carreira de vencer a corrida em sua país, um sonho de praticamente todo piloto da Fórmula 1. 

No entanto, não é segredo para ninguém que o foco da Red Bull é Max Verstappen, que lidera o campeonato com 12 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton (Mercedes) e está a cinco corridas de conquistar o título inédito. Portanto, é de se considerar a possibilidade de, em algum momento, Perez estar a frente de Verstappen e precisar ceder lugar para o companheiro. 

Às vésperas de sua corrida local, o mexicano foi questionado pelo portal Autosport sobre essa possibilidade e se abriria mão de uma possível vitória para ajudar Verstappen: “É complicado. Precisamos ver as circunstâncias que teremos na corrida”, afirmou Perez. “No fim do dia, nós trabalhamos como um time e esse é o foco principal da equipe.” 

O piloto destacou que prefere não pensar na possibilidade no momento: “Não vejo muito sentido discutir isso agora. Vamos ver onde estaremos no sábado e se vale a pena ter essa conversa.”, afirmou, se referindo às posições de largada que serão definidas na classificação. 

No entanto, mesmo se esquivando de uma resposta clara, Perez deixou nas entrelinhas que a situação pode ser incômoda: “Agora, não dá para saber se vamos estar nessa posição. Acho que seria um grande problema para se ter em equipe. Mas ainda não discutimos nada.” 

Perez pilotou um RB7 (2011) pelas ruas da Cidade do México
Perez pilotou um RB7 (2011) pelas ruas da Cidade do México
Foto: Red Bul / Twitter

Talvez inflamado pelo evento realizado essa semana na capital mexicana, no qual pilotou um Red Bull pelas ruas da cidade e foi ovacionado pelo público, Perez fez questão de frisar que quer vencer em casa, e que a equipe também gostaria de lhe dar essa oportunidade: “Vamos ver ao longo da corrida, mas tenho certeza que todos no time... se tem uma corrida que eles querem que eu vença, é essa.” 

Daniel Ricciardo, da McLaren, também foi questionado sobre a potencial situação em que Perez poderia ceder lugar à Verstappen. Quando instigado a falar o que faria se estivesse na pele do piloto da Red Bull, o australiano colocou lenha na fogueira: “Minha resposta seria não”. E complementou: “Se fosse a última corrida do ano e a troca posição literalmente significasse o título ou não, talvez fosse uma decisão mais complexa. Mas uma vitória em casa é o que você sonha quando criança. Se você ganha na pista, acho que a vitória tem que ser sua.” 

Curiosamente, o exemplo citado por Ricciardo foi exatamente a situação em que se viu Felipe Massa no GP do Brasil de 2007, quando liderava e trocou de posição com o então companheiro Kimi Raikkonen, em mudança que rendeu o título ao finlandês. Mas, ao contrário de Perez, Massa já tinha sentido o gosto de uma vitória em casa no ano anterior. Perez pode ter em 2021 a única chance da carreira de ter a mesma sensação. 

Talvez por isso, mesmo ciente das condições favoráveis a Verstappen no campeonato, o mexicano faça questão de se colocar como um postulante à vitória: “Ficaria muito orgulhoso de poder realizar um dos meus sonhos de infância. É uma oportunidade real que depende de mim e do time, enquanto em outros anos dependia de outros fatores. Há uma chance real, e minha motivação é 100%”. Seria um recado à equipe de que, pelo menos dessa vez, ele está lá para vencer antes de querer ajudar? 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade