Hyundai HB20 fica mais conectado, mas sem internet a bordo
Hyundai lança Bluelink no Brasil, sistema global de conectividade veicular da marca, mas não disponibiliza Wi-Fi a bordo
A linha 2022 do Hyundai HB20 ficou mais conectada. A empresa coreana lançou no Brasil seu novo sistema Bluelink, usado globalmente. Com isso, os Hyundai HB20 (hatch), HB20S (sedã) e HB20X (aventureiro) passam a contar com uma série de funções remotas, como assistente de emergência em caso de colisão, rastreamento do veículo, partida do motor e até imobilização em caso de furto ou roubo.
Apesar da inovação, os carros conectados da Hyundai não oferecem um dos serviços básicos, já disponíveis em outras marcas: a internet a bordo. Apesar de trazer um chip 4G da Vivo instalado no veículo, a Hyundai preferiu não incluir o Wi-Fi porque considera que seus clientes já têm acesso à internet e isso seria um custo extra.
A central multimídia com o novo sistema Bluelink passa a vir de série no HB20 Sport e Diamond, no HB20S Diamond e no HB20X Diamond Plus. Para as demais versões, o Bluelink se torna um equipamento opcional de R$ 1.400. Nos carros que já vêm com o Bluelink, o acesso aos serviços tem um período de gratuidade (seis meses) e depois passa a custar R$ 30 por mês.
Uma das vantagens do novo sistema, segundo a Hyundai, é o modo valet, que envia uma notificação pelo celular caso o carro ultrapasse uma determinada distância, além de impedir o acesso à multimídia. Também é possível localizar o veículo em tempo real e estabelecer uma área de abrangência na qual o carro pode circular. Outras funções são o destravamento das portas e abertura e fechamento dos vidros pelo celular.
O sistema não permite atualização dos carros anteriores à linha 2022. O Bluelink global estará disponível também no Hyundai Creta quando chegar a nova geração do SUV, o que não deve demorar.