5 eventos ao vivo

Conheça os 10 carros campeões de venda em 2020

Volkswagen T-Cross (SUV) e Chevrolet Onix Plus (sedã compacto) foram as surpresas do ano. Confira os 10 carros campeões e os números

28 dez 2020
13h32
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Faltando apenas três dias para terminar 2020, já podemos apontar os 10 carros campeões de venda em 2020. A menos que algum fabricante tenha guardado uma surpresa extraordinária para o finalzinho do ano, nada vai mudar. Para montar a lista dos 10 carros campeões (e seus respectivos vices), usamos os dados de venda atualizados da Fenabrave até 28 de dezembro, porém ignoramos as categorias sugeridas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Volkswagen T-Cross: surpresa entre os SUVs, derrubou a dupla da Jeep e mais três rivais.
Volkswagen T-Cross: surpresa entre os SUVs, derrubou a dupla da Jeep e mais três rivais.
Foto: VW / Divulgação

Ignoramos porque ela está defasada, com excesso de categorias que têm pouquíssimas vendas. Portanto, agrupamos os carros em categorias que são mais condizentes com a situação real do mercado atual, considerando volume de vendas ou importância do segmento. As duas maiores surpresas de 2020 foram o Volkswagen T-Cross e o Chevrolet Onix Plus. O T-Cross destronou o Jeep Renegade no atraente mercado de SUVs, enquanto o Onix Plus derrubou o Volkswagen Virtus entre os sedãs compactos.

Entre os subcompactos, o Renault Kwid conseguiu manter a hegemonia graças a uma reação nas duas últimas semanas, pois chegou a ficar bastante ameaçado pelo Fiat Mobi. Kwid. Em termos percentuais, foi a menor diferença entre o campeão e o vice: 5%.

SUB
COMPACTO
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Renault Kwid 48.232  
Vice Fiat Mobi 45.880 -4,9
Diferença total   2.352  

 

A categoria de hatches compactos foi amplamente dominada pelo Chevrolet Onix, que se tornou hexacampeão nacional de vendas. O Hyundai HB20, apesar do início titubeante da nova geração, conseguiu se recuperar e garantiu o vice-campeonato, mas a diferença entre eles é superior a 47 mil carros.

HATCH
COMPACTO
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Chevrolet Onix 132.332  
Vice Hyundai HB20 84.817 -35,9
Diferença total   47.515  

O Chevrolet Onix Plus manteve a hegemonia da Chevrolet na categoria, substituindo o Prisma com brilho. Sua diferença de vendas sobre o Volkswagen Virtus, vice-campeão, foi humilhante: 63%. E ele conseguiu isso numa categoria de grande volume, o que fez a diferença em número de carros chegar perto de 51 mil unidades.

SEDÃ
COMPACTO
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Chevrolet Onix Plus 81.361  
Vice Volkswagen Virtus 30.467 -62,6
Diferença total   50.894  
Chevrolet Onix Plus: impôs uma diferença humilhante sobre o Volkswagen Virtus.
Chevrolet Onix Plus: impôs uma diferença humilhante sobre o Volkswagen Virtus.
Foto: GM / Divulgação

Não houve surpresa entre os carros médios. O Toyota Corolla manteve seu tradicional domínio e derrotou o Honda Civic com uma diferença superior a 20 mil carros.

CARRO
MÉDIO
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Toyota Corolla 40.355  
Vice Honda Civic 19.880 -50,7
Diferença total   20.475  

A disputa entre os SUVs foi empolgante. O Volkswagen T-Cross teve um ano sensacional, atropelando cinco carros que estavam à sua frente no ano passado: Honda HR-V, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Jeep Compass e Jeep Renegade. Assim, a coroa dos SUVs sai da dupla da Jeep e agora é do T-Cross. A diferença foi de 3,5 mil carros.

SUV MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Volkswagen T-Cross 58.984  
Vice Jeep Renegade 55.483 -5,9
Diferença total   3.501  

Entre os carros premium, um sedã conseguiu derrotar um SUV. A disputa ficou dentro da BMW, que colocou o sedã 320i em primeiro lugar e o SUV compacto X1 em segundo. O volume de vendas dos carros premium é baixo devido ao alto valor dos modelos oferecidos no Brasil.

CARRO
PREMIUM
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão BMW 320i 4.704  
Vice BMW X1 3.114 -33,8%
Diferença total   1.590  

Já entre os carros de luxo, dois SUVs grandes foram os mais vendidos. O Land Rover Discovery venceu com facilidade, por ser fabricado no Brasil na configuração Sport. Em segundo lugar ficou o Audi Q5.

CARRO
DE LUXO
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Land Rover Discovery 2.171  
Vice Audi Q5 1.257 -42,1
Diferença total   914  

O Porsche 911 destronou o Ford Mustang no segmento de carros esportivos. Mais do que isso, teve uma venda maior do que o dobro do carro americano, marcando o melhor ano da Porsche no Brasil em termos de vendas.

CARRO
ESPORTIVO
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Porsche 911 765  
Vice Ford Mustang 346 -54,8
Diferença total   419  
Porsche 911: novo rei dos carros esportivos no mercado brasileiro.
Porsche 911: novo rei dos carros esportivos no mercado brasileiro.
Foto: Rodrigo Ruiz / Porsche / Divulgação

Dividimos as picapes em duas categorias: monobloco (derivadas de hatches ou SUVs) e chassi (construídas com carroceria sobre chassi). Entre as picapes monobloco, vitória da pequena Fiat Strada, que ganhou uma nova geração e ficou mais próxima da Toro em termos de porte.

PICAPE
MONOBLOCO
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Fiat Strada 78.189  
Vice Fiat Toro 52.956 -32,3
Diferença total   25.233  

Entre as picapes médias e grandes, a vitória ficou mais uma vez com a Toyota Hilux. Ela chegou a perder a liderança durante o ano, mas o facelift apresentado no final do ano foi suficiente para que a Hilux superasse a S10 com uma boa margem de 5,8 mil carros.

PICAPE
COM CHASSI
MODELO VENDAS DIF.
%
Campeão Toyota Hilux 31.693  
Vice Chevrolet S10 25.891 -18,3
Diferença total   5.802  

No início de 2020 publicaremos o ranking com os números finais dos carros mais vendidos em 2020, bem como das marcas e dos fabricantes.

Veja também:

Mercedes GLB 200, um SUV de 7 lugares com motor 1.3
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade