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Compass reage à concorrência e fica melhor do que nunca

Novo Jeep Compass troca motor da Série S: sai o diesel 2.0 e entra o turbo flex 1.3 de 185 cv. Veja por que ele melhorou em tudo

28 abr 2021 - 10h00
(atualizado às 10h30)
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Jeep Compass Série S T270.
Jeep Compass Série S T270.
Foto: Stellantis

O novo Jeep Compass finalmente está lançado no mercado. Depois de duas pré-estreias que resultaram em 5 mil vendas antecipadas, o Compass chega à linha 2022 com muitas modificações. O SUV médio mais vendido do Brasil ganhou um novo motor 1.3 turbo, duas novas centrais multimídia, um novo painel, quadro de instrumentos totalmente digital, novas rodas em todas as versões, equipamentos de segurança, interior repaginado e retoques no design externo.

Por que mexer tanto num carro que tem cerca de 70% de mercado na categoria C-SUV? Porque, finalmente, depois de quatro anos e meio no “oceano azul”, sem nenhum concorrente direto, o Jeep Compass começa a ser atacado de todos os lados. A resposta da Jeep foi rápida. “O mar agora ficou cheio, sim, mas nesse oceano cheio de peixes o tubarão continua sendo o Compass”, disse Alexandre Aquino, diretor da Marca Jeep na Stellantis.

A versão escolhida para ser a essência do novo Jeep Compass é a Série S. O novo Compass Série S trocou o motor TD350 (2.0 turbo diesel de 170 cv) pelo novo motor T270 (1.3 turbo flex de 185 cv). O antigo motor 2.0 flex aspirado de 166 cv e 201 Nm não faz mais parte da linha. O ganho em potência, torque, emissões e consumo foi grande.

Jeep Compass Série S 2022.
Jeep Compass Série S 2022.
Foto: Stellantis

O novo Jeep Compass T270 (flex) agora acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos contra 10,6 segundos com o antigo motor 2.0 flex. Um ganho de quase 2 segundos. O consumo rodoviário melhorou bastante. Com gasolina, a autonomia passou de 10,8 para 12,1 km/l. Com etanol, foi de 7,5 para 10,5 km/l. O consumo na cidade também ficou um pouco melhor com etanol: ele fazia 6,1 km/l e agora faz 7,3. Só o consumo urbano com gasolina piorou um pouco: a autonomia era de 8,8 km/l e agora é de 8,7.

Além de ser mais potente, mais rápido e mais econômico, o novo Jeep Compass T270 (flex) é mais ecológico. A emissão de CO2 caiu de 141 para 120 g/km. Houve uma melhora também no motor TD350 (diesel), que passou a emitir menos NOx (um dos gases mais perigosos para a saúde humana).

A nova versão Série S T270 (flex) é a que mais traduz as mudanças visuais do novo Jeep Compass 2022. A grade e o para-choque são novos. Os faróis agora são full led. A parte inferior da frente do carro agora é pintada na mesma cor da carroceria. Essa peça protetora se prolonga na lateral e passa pelos arcos das cordas. No interior (que pode ser preto ou cinza), o novo volante ganhou revestimento de couro similar ao do Jeep Grand Cherokee. O Compass tem novos materiais no acabamento para melhorar a sensação no toque das mãos. 

Jeep Compass Sport 2022.
Jeep Compass Sport 2022.
Foto: Stellantis

As modificações que deixaram o Jeep Compass mais sofisticado foram uma resposta à chegada do Volkswagen Taos, em breve. Para responder ao Ford Bronco Sport, que será lançado dia 20 de maio com muitos atributos off-road, a Jeep melhorou os ângulos de entrada do Compass. As versões flex passaram a ter 21,5° e as diesel têm 30,3°. Antes era de apenas 16°, um dos pontos fracos do antigo modelo. O ângulo de saída já era bom. O novo Compass tem 30,7º nas versões flex e 32,1° nas versões a diesel. O vão livre é de 210 mm (flex) e 212 mm (diesel).

Mesmo nas versões 4x2 (T270 flex), o novo Jeep Compass conta com um controle de tração melhorado, que transfere o torque para a roda dianteira que está em contato com o solo, em caso de perda de aderência. O carro também traz o modo Sport para o câmbio automático de 6 marchas, proporcionando trocas mais rápidas, respostas mais ágeis do acelerador e direção mais firme. Nas versões 4x4 (T350 diesel) o câmbio continua sendo o automático de 9 marchas.

Jeep Compass Longitude 2022.
Jeep Compass Longitude 2022.
Foto: Stellantis

Também houve um tuning de suspensão, que ganhou novas molas e nova calibração de amortecedor. O objetivo foi deixar o carro mais estável nas curvas. Nesse caso, a resposta foi para o Volkswagen Taos e também para o Toyota Corolla Cross, que, apesar de ter suspensão traseira por eixo de torção, é um carro mais baixo, com o centro de gravidade mais próximo do chão.

De uma forma geral, a Jeep deu atenção para o aprimoramento da segurança. O novo Compass ganhou o Adas (Advanced Driver-Assistance System), que detecta pedestres, ciclistas e motociclistas, faz reconhecimento de placas de trânsito, detecta a fadiga do motorista e faz um gerenciamento ativo de faixas. O piloto automático é adaptativo. 

Jeep Compass Limited 2022.
Jeep Compass Limited 2022.
Foto: Stellantis

O melhor do novo Compass 2022 está por dentro. O painel de instrumentos é todo novo. O quadro de instrumentos full HD de 10,25”, totalmente digital, foi desenvolvido pela Stellantis no Brasil. Tornou-se um orgulho da montadora número 1 do país. Há 30 litros de porta-objetos dentro do novo Compass. O volante é totalmente novo. As duas multimídias são flutuantes e horizontais. Dependendo da versão, o display central tem 8,4” ou 10,1”.  O porta-malas ganhou sensor de presença e pode ser aberto passando o pé por baixo do carro.

O novo Jeep Compass 2022 está chegando aos poucos às concessionárias da marca. A Jeep tem expectativa de que em breve os carros equipados com o Adventure Intelligence passem a ter desconto no seguro. Com o sistema, o usuário do novo Compass pode, por exemplo, digitar o destino de sua viagem no celular e, quando chega no carro, não precisa fazer isso no navegador, além de outras funções de segurança. 

Veja a seguir as versões e os preços do novo Jeep Compass 2022 nas versões 1.3 turbo flex (T270) e 2.0 turbo diesel (T350 4x4). Valores para todo o Brasil (menos São Paulo e Paraíba):

  • Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 139.990
  • Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 154.990
  • Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 162.990
  • Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 176.990
  • Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 187.990
  • Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 196.990
  • Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 204.990
  • Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990
  • Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990

Valores para o Estado de São Paulo:

  • Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 144.647
  • Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 160.146
  • Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 168.412
  • Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 182.878
  • Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 194.244
  • Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 203.630
  • Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 211.900
  • Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 224.304
  • Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 224.304
Jeep Compass Série S 2022.
Jeep Compass Série S 2022.
Foto: Stellantis

Valores para o Estado da Paraíba: 

  • Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 144.046
  • Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 159.481
  • Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 167.713
  • Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 182.118
  • Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 193.437
  • Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 204.767
  • Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 213.083
  • Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 225.556
  • Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 225.556

A Jeep continua pagando 100% da Tabela Fipe no carro usado de quem trocar Compass usado pelo novo Compass 2022.

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