Arrizo 5e, sedã elétrico, vai ajudar em pesquisa do ITA
Sedã 100% elétrico da Caoa Chery, o Arrizo 5e será testado e monitorado por três anos numa residência sustentável em São José dos Campos
Um sedã Arrizo 5e, da Caoa Chery, vai participar de um projeto do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para aferir qual é o impacto da utilização de um veículo totalmente elétrico no dia a dia de uma residência. O Arrizo 6 é o primeiro sedã elétrico do mercado brasileiro. O Projeto Habitas ocorrerá numa residência em São José dos Campos (SP), a Casa Niemeyer projetada na década de 1950.
Reformada e reestruturada para ser uma residência inteligente, a Casa Niemeyer, será monitorada por três anos a fim de compilar informações detalhadas sobre a viabilidade e acessibilidade de uma residência sustentável. O Caoa Chery Arrizo 5e ajudará nesta missão.
A ideia é colher informações relevantes para a sociedade sobre o impacto da utilização de um veículo elétrico no dia a dia de uma residência. A Casa Niemeyer conta com um ponto de carregamento na garagem, o que tornará possível medir qual o consumo de energia elétrica para o carregamento do carro e o quanto uma casa sustentável é auto suficiente para o carregamento desse tipo de veículo, entre outras informações.
“Acreditamos que os veículos elétricos terão um papel importante na transição para o uso de fontes de energia limpa”, afirma Henrique Sampaio, gerente de marketing da Caoa Chery. “Iniciativas como essa são fundamentais para que novas matrizes energéticas sejam disseminadas.”, afirma.
Para o professor Wilson Cabral, coordenador do Projeto Habitas, o estudo de aspectos da mobilidade elétrica com o Arrizo 5e permitirá analisar o alcance e escopo dos veículos elétricos no cotidiano, além de gerar informações sobre economia e redução de emissão de gases de efeito estufa. Os dados e informações gerados serão objeto de estudo e pesquisa de graduação e pós-graduação no ITA.
Já avaliamos o Caoa Chery Arrizo 5e, que tem um motor elétrico de 122 cv (ou 90 kW). O torque é de 276 Nm. O carro é importado da China com bateria de íons de lítio com capacidade de 53,5 kWh. Seu alcance chega a 322 km. O tempo estimado de carregamento da bateria é de até uma hora em sistema de carga rápida (eletropostos), de até 8 horas em sistema Wall Box e de até 20 horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.