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Arrizo 5e, sedã elétrico, vai ajudar em pesquisa do ITA

Sedã 100% elétrico da Caoa Chery, o Arrizo 5e será testado e monitorado por três anos numa residência sustentável em São José dos Campos

30 mar 2021
15h16
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Arrizo 5e vai ter o consumo de energia monitorado pelo ITA.
Arrizo 5e vai ter o consumo de energia monitorado pelo ITA.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Um sedã Arrizo 5e, da Caoa Chery, vai participar de um projeto do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para aferir qual é o impacto da utilização de um veículo totalmente elétrico no dia a dia de uma residência. O Arrizo 6 é o primeiro sedã elétrico do mercado brasileiro. O Projeto Habitas ocorrerá numa residência em São José dos Campos (SP), a Casa Niemeyer projetada na década de 1950.

Reformada e reestruturada para ser uma residência inteligente, a Casa Niemeyer, será monitorada por três anos a fim de compilar informações detalhadas sobre a viabilidade e acessibilidade de uma residência sustentável. O Caoa Chery Arrizo 5e ajudará nesta missão.

A ideia é colher informações relevantes para a sociedade sobre o impacto da utilização de um veículo elétrico no dia a dia de uma residência. A Casa Niemeyer conta com um ponto de carregamento na garagem, o que tornará possível medir qual o consumo de energia elétrica para o carregamento do carro e o quanto uma casa sustentável é auto suficiente para o carregamento desse tipo de veículo, entre outras informações.

Casa Niemeyer projetada na década de 1950.
Casa Niemeyer projetada na década de 1950.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

“Acreditamos que os veículos elétricos terão um papel importante na transição para o uso de fontes de energia limpa”, afirma Henrique Sampaio, gerente de marketing da Caoa Chery. “Iniciativas como essa são fundamentais para que novas matrizes energéticas sejam disseminadas.”, afirma. 

Para o professor Wilson Cabral, coordenador do Projeto Habitas, o estudo de aspectos da mobilidade elétrica com o Arrizo 5e permitirá analisar o alcance e escopo dos veículos elétricos no cotidiano, além de gerar informações sobre economia e redução de emissão de gases de efeito estufa. Os dados e informações gerados serão objeto de estudo e pesquisa de graduação e pós-graduação no ITA.

Já avaliamos o Caoa Chery Arrizo 5e, que tem um motor elétrico de 122 cv (ou 90 kW). O torque é de 276 Nm. O carro é importado da China com bateria de íons de lítio com capacidade de 53,5 kWh. Seu alcance chega a 322 km. O tempo estimado de carregamento da bateria é de até uma hora em sistema de carga rápida (eletropostos), de até 8 horas em sistema Wall Box e de até 20 horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.

Guia do Carro
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