Vendas de caminhões elétricos superam a de modelos a diesel na China
Veículos comerciais equipados com powertrain elétrico representaram 54% dos registros em dezembro
A China não é mais apenas a terra dos carros elétricos. Em 2025, o maior mercado veicular do mundo passou a ser também a terra dos caminhões elétricos.
Acontece que, no ano passado, pela primeira vez na história do mercado doméstico chinês, as vendas de caminhões de propulsão elétrica superaram as de modelos equipados com motor a diesel.
Dados da CV World, plataforma chinesa especializada no acompanhamento do setor de veículos comerciais, apontam que os veículos elétricos do segmento responderam por 54% dos emplacamentos de caminhões em dezembro.
Foram registrados 45,3 mil caminhões pesados totalmente ou parcialmente eletrificados na China naquele mês.
Ao longo de todo 2025, a participação média dos caminhões eletrificados nas vendas de caminhões pesados foi de 29%, mais que o dobro dos 14% registrados em 2024.
Incentivos a caminhões elétricos perto de terminar
Enquanto o mercado total de caminhões pesados na China avançou 21% em 2025, a demanda por veículos comerciais elétricos disparou 182%, totalizando 231,1 mil unidades no acumulado do ano.
A CV World aponta que a proximidade do fim dos incentivos para aquisição de veículos elétricos levou muitos transportadores a anteciparem decisões de compra, o que acabou refletindo nos números.
Os dados também mostram que a eletrificação deixou de ser um nicho dominado por novos entrantes e passou a envolver os grandes fabricantes tradicionais.
Segundo estudo do International Council on Clean Transportation (ICCT), os cinco maiores produtores de caminhões a diesel na China — FAW, Dongfeng Motor, Foton-Daimler, Shaanxi Auto e Sinotruk/CNHTC — concentram cerca de 75% desse mercado.
No segmento de caminhões de emissão zero, os cinco líderes — XCMG, Sany, FAW, Shacman e Yutong — já respondem por 61% das vendas.
Caminhões elétricos não decolaram no Brasil
No Brasil, por outro lado, as vendas de caminhões elétricos ainda engatinham. Segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave, que é a associação que representa o varejo automotivo, no ano passado foram licenciadas 368 unidades, 23% a menos do que em 2024.
No ano passado, os caminhões elétricos JAC foram os mais vendidos, 164 unidades e 44,5% do mercado. Volkswagen (com o seu e-Delivery), Foton, Nanjing e Tesla fecham o top 5.