VAI CANCELAR? Las Vegas enfrenta chuvas e F1 acende alerta
Desde o início da semana, Las Vegas tem enfrentado chuvas intensas que levaram a diversos pontos de alagamento e alerta de enchente na cidade às vésperas do GP de Las Vegas de Fórmula 1. A tempestade foi classificada como rara para esta época do ano por meteorologistas locais e elevou a preocupação sobre o andamento das atividades de pista.
O volume de chuva foi comparado ao padrão de regiões chuvosas, como Seattle, algo quase impossível em pleno deserto de Nevada. Segundo a imprensa local, a instabilidade causou chuva contínua desde a madrugada, com trovoadas e temperaturas até 10 °C abaixo da média.
Até o momento, a região está sob atenção para inundações, com estimativas entre 12 e 25 mm de chuva e previsão de 50 mm em pontos isolados. Em montanhas próximas, um aviso de tempestade de inverno prevê acúmulo de neve que pode passar de 0,5 metro nas áreas mais altas.
A tempestade afetou diretamente a região onde o circuito urbano da F1 foi montado, como mostrado por vídeos e imagens publicadas por internautas nas redes sociais. Ruas completamente tomadas pela água, carros parados e operações de limpeza foram dificultadas pelo volume inesperado de chuva. Sendo uma região desértica, o sistema de drenagem da cidade não é projetado para lidar com grandes precipitações, explicando a velocidade com que as ruas ficaram submersas.
Segundo previsão oficial divulgada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), um risco considerável de chuva está confirmado na quinta e sexta-feira, especialmente nos períodos da tarde e início da noite. Durante os dois primeiros dias de atividades na pista, as condições serão de céu nublado, com temperaturas entre 8 °C e 15 °C e probabilidade de 40% de chuva.
No sábado, no entanto, o clima deve melhorar. A FIA prevê um dia ensolarado, clima seco e zero chance de chuva para o horário da corrida, com temperaturas variando entre 9 °C e 17 °C e vento fraco vindo do norte. De forma que o principal desafio do fim de semana será a preparação do circuito, já que a limpeza das vias, o escoamento da água acumulada e a verificação de danos estruturais precisam estar concluídos antes da liberação oficial da pista para a F1.
Ver essa foto no Instagram