Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peixes aparecem mortos na represa Billings; veja vídeo

Cetesb afirma que avaliações indicam multiplicação de microalgas por causa do calor

22 dez 2025 - 22h13
Compartilhar
Exibir comentários

Cardumes de peixes mortos foram encontrados boiando na Represa Billings, o maior reservatório urbano da região metropolitana de São Paulo e uma das principais bases do sistema de abastecimento, energia e controle de cheias da metrópole.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que técnicos estiveram em diferentes pontos da represa no domingo, 21, onde foram coletadas amostras de água após a identificação de uma "pequena quantidade de peixes mortos", segundo a estatal.

Um vídeo gravado por um homem que passava pelo local, porém, mostra uma grande quantidade de peixes mortos na beira da represa. Ele atribui os animais mortos a um suposto crime ambiental.

Vídeo mostra muitos peixes mortos boiando em vários pontos das margens da represa Billings neste domingo
Vídeo mostra muitos peixes mortos boiando em vários pontos das margens da represa Billings neste domingo
Foto: Reprodução / Estadão

"As avaliações indicaram floração de microalgas, associada às altas temperaturas e à baixa circulação da água, o que reduz o oxigênio disponível", afirma a Cetesb, que diz seguir acompanhando o caso. Floração é quando microalgas se multiplicam muito rápido em rios, lagos, represas.

A Sabesp informou que não capta água do local onde os peixes foram encontrados e, por isso, não há impacto no abastecimento.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade