Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tuítes atribuídos a Lula sobre fechamento de igrejas são falsos

7 out 2022 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que o ex-presidente e candidato do PT à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva postou tuítes em que diz que irá fechar igrejas e obrigar padres e pastores a realizarem casamentos de pessoas LGBTQIA+ caso seja eleito. As postagens exibidas nas redes sociais (veja aqui) nunca foram publicadas pelo petista. A veracidade do conteúdo também foi desmentida pela campanha de Lula.

As postagens enganosas têm sido compartilhadas principalmente no Telegram e no WhatsApp (fale com a Fátima), onde não é possível estimar o alcance com precisão.

Selo falso

ATENÇÃO! LULA ACABA DE DECLARAR QUE IRÁ FECHAR IGREJAS EM 2023, ISSO É MUITO SÉRIO IGREJA.
Postagem usa tweets falsos para sugerir que Lula irá perseguir igrejas se for eleito
Postagem usa tweets falsos para sugerir que Lula irá perseguir igrejas se for eleito
Foto: Aos Fatos

São falsos os tuítes atribuídos ao ex-presidente Lula (PT) em que ele teria proposto "fechar igrejas por crime de homofobia" se casamentos de pessoas LGBTQIA+ forem recusados. As publicações não aparecem no perfil do petista no Twitter nem foram capturadas por uma ferramenta do Aos Fatos que arquiva todas as postagens — inclusive apagadas — dos presidenciáveis desde o início da campanha.

No dia 4 de outubro, data em que teriam sido postados os dois tuítes falsos, o ex-presidente publicou duas postagens com a palavra "igreja", mas sem nenhuma ameaça ou crítica. Em um deles, Lula fez uma metáfora entre a crisma e o segundo turno; no outro, elogiou Dom Cláudio Hummes (1934-2022), que era arcebispo da Arquidiocese de São Paulo.

Contatada por Aos Fatos, a assessoria do petista negou as afirmações feitas pela peça de desinformação. De acordo com a campanha, Lula se identifica como cristão e a versão atual do seu plano de governo disponível no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) defende "o respeito à liberdade religiosa e de culto e o combate à intolerância religiosa", sem incluir fechamento de igrejas em qualquer circunstância.

A Agência Lupa também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. Twitter (@LulaOficial 1 e 2)

2. Extra Classe

3. Instagram (@lulaoficial)

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade