PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump: Coreia do Norte devolveu restos de 200 soldados

Ainda não há confirmação oficial da informação; soldados morreram na Guerra da Coreia, que teve participação ativa dos EUA

21 jun 2018 - 09h42
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a Coreia do Norte devolveu na quarta-feira os restos mortais de 200 soldados norte-americanos desaparecidos durante a Guerra da Coreia, mas as autoridades militares não confirmaram oficialmente a informação.

"Recuperamos nossos grandes heróis caídos, os restos enviados de volta hoje, 200 já foram enviados de volta", disse Trump a uma plateia de apoiadores durante um evento em Duluth, no Estado do Minnesota.

Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump
Foto: Jonathan Ernst / Reuters

Falando sob condição de anonimato, autoridades dos EUA disseram na terça-feira que nos próximos dias a Coreia do Norte entregará um "número considerável" de restos mortais ao Comando das Nações Unidas na Coreia do Sul, e que de lá eles serão transferidos para a base da Força Aérea de Hickam, no Havaí.

Trump se encontrou com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em uma cúpula histórica em Cingapura na semana passada, e mais tarde disse em uma coletiva de imprensa que Kim concordou em devolver os restos mortais de soldados norte-americanos.

Dados militares mostram que cerca de 7.700 efetivos dos EUA continuam desaparecidos desde a Guerra da Coreia de 1950-1953. Segundo o Pentágono, autoridades norte-coreanas já deram a entender que têm os restos de até 200 soldados norte-americanos. Mais de 36.500 militares dos EUA morreram no conflito.

Veja também

Gravação mostra sofrimento das crianças separadas da família na fronteira dos EUA:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade