PUBLICIDADE

Terra corre o risco de virar "estufa" mesmo com redução de emissões

6 ago 2018 - 20h54
(atualizado em 7/8/2018 às 05h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda que o Acordo de Paris seja implementado com sucesso, temperatura global pode aumentar até cinco graus, alertam cientistas. Cenário tornaria partes do mundo inabitáveis e inundaria cidades como Veneza e Nova York.Mesmo que a humanidade reduza as emissões de gases de efeito estufa em linha com o Acordo de Paris sobre o clima, o mundo ainda corre o risco de entrar em estado de "estufa", alertou um grupo internacional de cientistas climáticos em estudo divulgado nesta segunda-feira (06/08).

Acordo de Paris prevê aumento de no máximo dois graus Celsius acima dos níveis pré-industriais
Acordo de Paris prevê aumento de no máximo dois graus Celsius acima dos níveis pré-industriais
Foto: DW / Deutsche Welle

Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), a temperatura média da Terra pode chegar, nesse cenário, a entre 4 ou 5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, em vez de 1,5 a 2 graus previstos no pacto firmado por quase 200 países.

"As emissões humanas de gases de efeito estufa não são o único fator determinante da temperatura na Terra", explicou Will Steffen, principal autor do estudo, que contou com pesquisadores da Alemanha, Austrália, Dinamarca e Suécia.

Segundo Steffen, a pesquisa sugere que "o aquecimento global de 2 graus Celsius causado pelo homem pode desencadear outros processos no sistema da Terra, frequentemente chamados de 'feedbacks', que podem levar a um aquecimento ainda maior - mesmo se pararmos de emitir gases de efeito estufa".

Os cientistas chamam esse cenário climático de "Terra estufa". Além do aumento da temperatura, o nível do mar subiria de 10 a 60 metros, inundando inúmeras ilhas e cidades costeiras, como Veneza, Nova York, Tóquio e Sydney. Segundo o estudo, esses grandes centros populacionais teriam que ser abandonados.

Durante a pesquisa, os cientistas analisaram o sistema climático de um mundo 2 graus mais quente por meio de vários modelos. Com isso, descobriram que o aquecimento registrado até agora e os aumentos de temperatura nas próximas décadas podem transformar algumas das forças naturais da Terra, que atualmente protegem a humanidade, em inimigos.

Todos os anos, por exemplo, as florestas, os oceanos e o solo do planeta absorvem cerca de 4,5 bilhões de toneladas de carbono. Esses gases, porém, se forem liberados na atmosfera, aumentarão as temperaturas.

Enquanto o mundo vive uma tendência de aquecimento, esses sumidouros de carbono podem se tornar fontes desse gás e piorar significativamente os problemas da mudança climática, alertam os pesquisadores.

Portanto - seja o permafrost, que hoje abriga milhões de toneladas de gases de efeito estufa, ou a floresta amazônica - o medo é que, quanto mais a Terra se aproxima dos 2 graus Celsius de aquecimento acima dos níveis pré-industriais, maiores são as chances de esses aliados liberarem mais carbono do que atualmente absorvem.

"Esses elementos podem potencialmente agir como um efeito dominó. Quando um é empurrado, ele empurra a Terra para outro. Pode ser muito difícil ou até mesmo impossível impedir que toda a fileira de dominós desabe", afirmou Johan Rockström, que também participou da pesquisa.

"O planeta então se aqueceria a um ritmo acelerado - mesmo que os humanos parassem completamente de produzir gases de efeito estufa. Locais na Terra se tornarão inabitáveis se a 'Terra estufa' se tornar realidade", alertou Rockström.

Acordo de Paris é inútil?

Em 2016, 197 países assinaram o chamado Acordo de Paris, comprometendo-se a limitar o aumento da temperatura global a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais e a se esforçar para mantê-lo abaixo de 1,5 grau.

Para Joachim Schellnhuber, co-autor do estudo, não está claro se a meta será suficiente para evitar uma catástrofe climática. "Ainda não sabemos se o sistema climático pode ser 'estacionado' com segurança em 2 graus", afirmou.

Isso não significa que o pacto climático seja inútil e deva ser abandonado - como fez o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em junho de 2017, quando anunciou a saída do segundo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo do acordo.

"A implementação completa do Acordo de Paris, ao seguir um caminho de rápida descarbonização através da transformação socioeconômica, minimiza o risco de desencadear essa mudança climática que se amplifica por si própria", disse à DW Jonathan Donges, que também participou do estudo.

O cientista enfatizou que cumprir as metas de Paris - ou melhor, visar metas ainda mais ambiciosas - continua sendo a "melhor estratégia que se conhece" para evitar um estado climático de estufa na Terra. Mas muito mais do que isso precisa ser feito, alertam os pesquisadores.

A humanidade precisa proteger o ecossistema como um todo, criar sumidouros de carbono mais naturais, parar o desmatamento, consumir menos, controlar o crescimento populacional, investir em tecnologias que extraem gás carbônico da atmosfera, entre outras medidas. Para Donges, evitar uma catástrofe climática exigirá também "valores sociais transformados".

"Mensagem positiva"

Apesar das conclusões desanimadoras, a cientista Katherine Richardson, da Universidade de Copenhage, afirmou que a pesquisa não está tentando apresentar um cenário apocalíptico sem esperanças.

"Acredito que nosso estudo traz uma incrível mensagem positiva", afirmou ela à DW, acrescentando que uma ação real contra as mudanças climáticas exige uma maior conscientização sobre seus possíveis efeitos.

"O que estamos fazendo de fato é entender melhor nosso papel no sistema da Terra e agir adequadamente", disse Richardson. "Estaríamos ferrados se não reconhecêssemos o fato de que não estamos fazendo o suficiente."

EK/dw/afp/rtr/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade