PUBLICIDADE

Mobile Money facilita transações financeiras por mensagens SMS

23 fev 2010 - 21h07
Compartilhar

Nem só de smartphones vive a tecnologia atual. Aqueles aparelhos celulares antigos, que contam apenas com funções como mensagem de voz e texto, estão revolucionando a economia de países como o Quênia, África do Sul e Japão. Trata-se do Mobile Money (dinheiro móvel, em uma tradução livre), serviço que tem facilitado, e muito, a vida de milhares de usuários de telefonia celular GSM.

» Siga o Terra no Twitter

O Moblie Money permite que pessoas que não possuem conta bancária ou cartão de crédito possam guardar, receber ou enviar dinheiro pelo celular, utilizando apenas o sistema SMS e transformando o aparelho em uma espécie de "carteira eletrônica".

De acordo com o site New Scientist, a Safaricom , maior empresa de telefonia celular do Quênia, desenvolveu o sistema M-Pesa que, atualmente, possui mais de 8 milhões de usuários.

O Pesa disponibiliza agências em diversos pontos das cidades. Seus usuários fazem uma espécie de depósito em dinheiro, que é convertido em mobile money e disponibilizado em sua conta de celular. A partir daí esse dinheiro pode ser transferido para qualquer pessoa via SMS. Caso o usuário não possua uma conta de mobile money, ele pode chegar até uma dessas agências, entregar o cógido de texto recebido via SMS e trocar pela quantia determinada.

Para maior segurança daqueles que utilizam esse sistema, o acesso ao dinheiro via SMS só é permitido após a inserção de um número e uma senha pré-determinados. Isso garante que as quantias permaneçam salvas mesmo que o celular seja perdido ou roubado.

Segundo a Reuters, no Japão, pioneiro nesse tipo de tecnologia, existem cerca de 55 milhões de telefones celulares atuando como "carteira eletrônica", e o mercado de mobile money cresce cerca de 70% ao ano. A estimativa é de que em 2012, 190 milhões de pessoas sejam usarias desse sistema.

Ainda segundo a Reuters, para Marcus Persson, analista da Berg Insight ¿ empresa especializada em soluções para companhias de telecomunicação ¿ "os aparelhos celulares estão em posição privilegiada para tornarem-se o principal canal digital para os prestadores de serviços bancários e financeiros nos mercados emergentes". E, embora grande parte da Europa e Estados Unidos utilizem o acesso a conexão de internet rápida para operações bancárias on-line, a Berg Insight acredita que ferramentas wireless como o bluetooth ajudem na propagação do sistema Mobile Money.

Geek
Compartilhar
Publicidade