Script = https://s1.trrsf.com/update-1770239730/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Marcelo Tanner e Karina Baccaro, da Vivo, recebem Andre Rocha (CISO da Braskem) e Cleber Ferreira (CISO da Klabin) em episódio do Líder com Líder  Foto: Divulgação/Vivo

Não é 'se' vai acontecer, é 'quando': como empresas gigantes protegem dados e operações contra ataques cibernéticos

Episódio do "Líder com Líder" aborda como empresas podem transformar segurança digital em vantagem competitiva

Imagem: Divulgação/Vivo
Compartilhar
5 fev 2026 - 04h58

Com a evolução tecnológica, os riscos cibernéticos se multiplicam e podem comprometer operações críticas. Diante do cenário hiperconectado, pequenas e grandes empresas precisam adaptar sua cultura e suas políticas para proteger seu volume de dados.

Neste episódio do videocast Líder com Líder, Marcelo Tanner e Karina Baccaro, da Vivo, recebem Andre Rocha (CISO da Braskem) e Cleber Ferreira (CISO da Klabin) para discutir os desafios e estratégias que estão moldando o futuro da segurança digital.

  • No videocast Líder com Líder, exploramos como tecnologias avançadas e análise estratégica de dados estão mudando a forma de operar, decidir e inovar. 

O conteúdo traz insights essenciais para as empresas se conceituarem ainda mais sobre a importância e aplicação de processos e tecnologias de cibersegurança:

  • Cultura de segurança: por que conscientização é tão importante quanto tecnologia;
  • Tripé estratégico: pessoas, processos e tecnologia como base para reduzir riscos;
  • Proteção de ambientes críticos: frameworks e normas para garantir resiliência industrial;
  • Tendências e riscos emergentes: IA, computação quântica e conectividade 5G;
  • Parcerias e confiança: como escolher aliados para enfrentar ameaças complexas.

Mais do que falar de tecnologia, este episódio mostra como transformar segurança em vantagem competitiva e preparar sua empresa para o futuro. Como disse Andre Rocha: “Não é se vai acontecer um ataque, é quando. A diferença está na preparação.”

"A segurança é desenhada e feita para ser dividida em camadas e que a gente consiga trabalhar em cada uma delas, trabalhando no tripé de pessoas, processos e tecnologias, e com um programa forte de conscientização. Porque as empresas investem milhares, milhões de de dólares anualmente, só que às vezes um clique de uma pessoa pode colocar tudo em risco. Então, o processo de conscientização em todos os níveis na companhia é algo bastante importante e relevante." - Andre Rocha

"Na indústria tem o EPI; a gente tem que colocar o capacete protetor. Eu falo que na segurança eu tenho o 'EPI Digital'. Como é que está o meu EPI em termos de conscientização para o meu público? A ideia é traduzir de uma forma mais simples e objetiva pequenas mudanças culturais." - Cleber Ferreira

Sua empresa está preparada para enfrentar ataques cibernéticos? Quer descobrir como aplicar práticas eficazes de cibersegurança e proteger seu negócio em um mundo super conectado?

Assista ao episódio completo no YouTube ou ouça no Spotify e entenda por que segurança digital é essencial para proteger dados e garantir a continuidade do negócio

Fonte: Terra
PUBLICIDADE