PUBLICIDADE

Rússia confirma primeiro encontro entre Putin e Kim

18 abr 2019 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários

Kremlin afirma que encontro inédito entre líder norte-coreano e presidente russo será ainda em abril. Cúpula ocorrerá na Rússia, num momento de tensão entre EUA e Pyongyang e de busca de Moscou por afirmação global.Em meio a tensões entre Washington e Pyongyang, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, agendou uma visita à Rússia para um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin. O Kremlin confirmou, nesta quinta-feira (18/04), que uma reunião entre Kim e Putin ocorrerá na segunda metade de abril.

"O presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, visitará a Rússia na segunda quinzena de abril a convite de Vladimir Putin", indicou o Kremlin em comunicado.

O governo russo anunciou o encontro poucas horas depois de a Coreia do Norte ter divulgado testes de uma nova "arma tática" capaz de transportar uma "ogiva poderosa" e ter condicionado a continuidade do diálogo com Washington à saída do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, da equipe de negociações.

O encontro entre Putin e Kim ocorre num momento em que Moscou busca desempenhar um papel relevante nas crises globais. A Rússia amparou militarmente o regime sírio de Bashar al-Assad e, recentemente, enviou aviões de guerra ao governo de Nicolás Maduro, na Venezuela.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, já tinha afirmado nesta semana que uma reunião entre Putin e Kim estava sendo "preparada", sem oferecer detalhes sobre a data e o local do possível encontro.

Putin participará do fórum sobre a nova rota da seda chinesa, que será realizado em Pequim nos dias 26 e 27 de abril. Por isso, não se descarta que o presidente russo se reúna com Kim antes ou após sua viagem à China.

A imprensa russa sugeriu que o encontro pode ocorrer no campus da Universidade Federal do Extremo Oriente (UFLO), na ilha Russki, ao sul de Vladivostok, onde as aulas nos dias 24 e 25 de abril teriam sido canceladas devido a uma "visita de delegações oficiais".

Nas últimas semanas aumentou a expectativa em relação à que seria a primeira cúpula entre os líderes russo e norte-coreano por conta das viagens recíprocas de funcionários do alto escalão de ambos os países, após o fracasso da cúpula em Hanói sobre desnuclearização entre Coreia do Norte e Estados Unidos.

O chefe de gabinete de Kim e encarregado da logística de suas viagens ao exterior, Kim Chang-son, viajou a Moscou e a Vladivostok entre 19 e 25 de março. Além disso, ele foi visto nos últimos dias inspecionando as medidas de segurança da estação ferroviária de Vladivostok, segundo um funcionário citado pela agência russa Ria Novosti.

Por sua vez, o ministro do Interior da Rússia, Vladimir Kolokoltsev, visitou Pyongyang há duas semanas.

Esta seria a primeira viagem de Kim à Rússia, que tem laços relativamente fortes com Pyongyang e fornece ajuda alimentar. Seu pai, Kim Jong-il, visitou o país em 2001, 2002 e 2011, e nas três ocasiões viajou em seu trem blindado.

PV/efe/afp

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade