Quais são os caminhões mais seguros? Volvo e Scania levam 5 estrelas; Iveco decepciona
Avaliação do Euro NCAP mostra quais modelos lideram em segurança, quais ficaram para trás e o que os resultados podem indicar para o futuro do mercado brasileiro
Qual é o nível de segurança dos caminhões? Para responder a essa pergunta, o não são apenas os carros de passeio que passam pelo crivo rigoroso - às vezes polêmico - do programa de avaliação de veículos novos conhecido pela sigla NCAP.
Os caminhões também são avaliados pela entidade, que recentemente divulgou os modelos que receberam mais estrelas nesse quesito no mercado europeu.
Participaram dos testes de segurança do Euro NCAP os caminhões das marcas DAF, Ford, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Renault. Ainda que a bateria tenha acontecido com modelos que rodam na Europa, os resultados também refletem no mercado brasileiro. No futuro, os mesmo modelos podem desembarcar no País em versões atualizadas.
Os caminhões mais seguros
Começando por aqueles que receberam a melhor avaliação nos testes de 2026. O pesado Volvo FH, na configuração 6x2, ganhou a nota máxima, cinco.
O modelo teve boa pontuação em quesitos ligados à direção segura, como monitoramento de ocupantes, visão e assistência à condução.
Na avaliação de prevenção de acidentes, o Volvo demonstrou bom índice para proteção dos ocupantes em caso de colisões frontais (56 pontos de 60 possíveis) e em impactos por saída de faixa (23 de 25). A versão 4x2 do FH também recebeu cinco estrelas.
Outro caminhão classificado com a pontuação máxima foi o Scania Série L, também na configuração 6x2. A linha, que é inédita no Brasil e atende aplicações de distribuição urbana, obteve 57 pontos de 60 possíveis no quesito colisão frontal.
Resultados de 2025
Já o caminhão Ford F-MAX, produzido sob licença pela empresa Otosan, da Turquia, recebeu três estrelas do Euro NCAP. A pontuação para proteção em caso de colisão frontal foi de 49, de 60 possíveis.
Já as duas versões do pesado Iveco S-way, 4x2 e 6x2, receberam apenas duas estrelas da entidade de segurança. A pontuação na colisão frontal foi de 20,8 de 60 possíveis em ambos os casos.
No ano passado, as avaliações divulgadas pela entidade deram cinco estrelas para os modelos Volvo FM, Volvo FH e o Mercedes-Benz Actros.
Receberam quatro estrelas os caminhões Mercedes-Benz Actros nas versões F e L, o Renault T e os Scania cabine G e R. Os modelos que receberam três estelas foram o DAF XF e o MAN TGX.