PUBLICIDADE

ZCIT causa chuva no Amapá.

Próximos dias com chuva frequente no norte do estado.

9 dez 2023 - 14h44
Compartilhar
Exibir comentários

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) destaca-se como um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela ocorrência de chuvas em diversas áreas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma extensa faixa de nuvens que circunda o globo terrestre na região equatorial.

Nos próximos dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) assumirá o papel principal no cenário meteorológico do Amapá, desencadeando chuvas persistentes no norte do estado de domingo (10) até terça-feira (12). Nessas áreas, a precipitação será contínua, resultando em acumulados expressivos. Enquanto isso, em outras regiões, esperamos episódios de chuvas mais isoladas, acompanhadas por raior e trovoadas.

Apesar das instabilidades, o sol ainda aparece e as temperaturas se elevam. Os dias serão quentes e abafados. 

O cenário muda no estado apenas na quarta-feira (13). O sol e o tempo firme predominarão em diversas regiões, inclusive em Macapá, sem expectativa de chuva. Entretanto, no extremo norte a ZCIT ainda deve favorecer a formação de nuvens carregadas, mesmo que mais isoladas. 

Os municípios mais fragilizados devem permanecer em atenção nos próximos dias devido à previsão de chuva mais frequente e intensa.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade