PUBLICIDADE

ALERTA: Temporais ganham força esta semana no Rio Grande do Sul

Outono se despede com bastante umidade no estado

16 jun 2024 - 12h51
Compartilhar
Exibir comentários

Texto por Pedro Henrique - meteorologista da Climatempo

Ao longo dos próximos dias, o tempo volta a ficar bastante instável no RS e em parte de SC. O deslocamento e formação de duas frentes frias, uma de sistema de baixa pressão atmosférica no continente e/ou outra no oceano, e a circulação de vento em várias camadas de atmosfera contribuem para a intensificação de instabilidades entre este domingo (16) e a quarta-feira (19).

Estas nuvens carregadas vão se espalhar ao longo dos dias, favorecendo a ocorrência de chuva moderada a forte, pontualmente volumosa, acompanhadas de raios e vento forte, com estimativa de rajadas de vento na faixa de 60 a 80 km/h em praticamente todas as regionais, sobretudo nos dias 16 e 17. Não se descartam rajadas de vento um pouco mais intensas, da ordem de 80 a 90 km/h nas áreas de Serra.

Com a chuva que vem desde sábado (15), há indicativos de chuva expressiva até a quarta-feira (19) em grande parte do Sul do país, com destaque para totais acumulados na faixa entre 200mm e 300mm no centro-norte e no noroeste do RS e no centro-sul do estado de SC (inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Sinos, Jacuí e Caí e em trechos de serra e planalto). Para as demais localidades do RS e centro leste e oeste de SC, a previsão de acumulados de chuva na faixa entre 80mm e 150mm.

A Climatempo alerta para o risco de transtornos gerados por conta do risco de temporais e rajadas de vento, como por exemplo queda de árvores/galhos sobre a rede de energia elétrica e possíveis impactos no fornecimento/distribuição.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade